sexta-feira, 26 de março de 2010

Lançador de Bombas

Nas minhas procuras pela Net, deparei com uma matéria bem interessante escrita por Chris Seiler ensinando como instalar um lançador de bombas em um P-47, uma ótima dica para incrementar o seu Escala. Aproveite!

Escrito por: Chris Seiler
Fotos: Emily Wooten

Tenho que dizer que sou um pai orgulhoso. Meu filho Sean e eu voamos RC a cerca de 10 anos aqui no ensolarado sul da Flórida. Ele começou na idade de 8 anos e rapidamente se tornou um piloto confiante e sem medo, o que é típico para os jovens que não estão pagando pelo seu material. Nós progredimos através dos treinadores, entramos nos warbirds e eventualmente 3D, mas o nosso amor por aqueles “terrores do céu", continua apaixonante.

Começamos a voar warbird em formação a cerca de seis anos atrás, e rapidamente percebemos que é preciso alguma habilidade e mais importante, prática e disciplina, para ficar bem lá em cima. Nós tivemos a nossa quota de desastres aéreos espetaculares, mas depois começamos a aprender o que o outro estava fazendo. Quem lidera as formações chama as manobras e dá cerca de dois segundos de atraso antes de iniciar cada prática da rotina. Honestamente, o meu filho é o único que permanece na minha cauda e essa é uma das razões pela qual estamos tão bem. Uma vez que você fala "Ligar Fumaça!" e faz alguns loops sincronizados e rolls, todo mundo começa a prestar atenção ... e então você faz uma passagem baixa, executando um bombardeio em alta velocidade.

Na foto são os nossos Hangar 9 P-47 150 e o Hangar 9 Supermarine Spitfire. O P-47 é motorizado com um Zenoah Air 26 com uma hélice 16x8 e o Spitfire, um O.S. 91 quatro tempos com uma 13x8. Cada aeronave da nossa frota de warbirds é equipada com máquina de fumaça e lançadores de bombas personalizados. Não consigo dizer quantas bombas ainda estão perdidas em algum lugar do campo, por isso para a prática, nós usamos “red bombs" da hobby lobby, que são baratas e fáceis de encontrar na grama alta!

Fazendo um lançador de bomba

Os "Bomb Drops" são feitos através de um corte na parte de baixo de cada asa, bem próximo ou sobre a linha CG. Em seguida, algumas tiras de balsa coladas ao longo do interior das bordas das aberturas, que são utilizados para parafusar as escotilhas de volta no lugar



Você pode então anexar o lançador de bombas no recorte da escotilha. Nós usamos os mecanismos de queda que vem com o “red bombs" da hobby lobby, eles são simples e de lançamento confiável.

Corte um buraco para a ligação do servo que vai por baixo da escotilha e prenda-o a escotilha com parafusos próprios de madeira.


Use um micro servo e posicione no interior da escotilha com cola CA. Nós colocamos o servo sobre um pequeno pedaço de balsa para elevar o servo ligeiramente. Use um pequeno pedaço de fio para servir de vareta, o mais curta possível e forte o suficiente. Dependendo do tamanho da sua asa, use uma extensão de servo adequado para fazer isso. Atribua a um canal auxiliar e com o acionamento de um interruptor, você estará golpeando o “inimigo”.



DICA: Certifique-se de adicionar um pouco de peso nariz para cada bomba (uma moedinha pode funcionar bem).

2 comentários:

  1. loucura em Marcelo, vc acha cada coisa!!!

    ResponderExcluir
  2. hehehe.... Muitas vezes o difícil nem é achar, o difícil é traduzir, que falta faz um bom curso de inglês, nesse nosso hobby faz uma falta danada. Espero ter conseguido passar bem a matéria para o português

    ResponderExcluir