domingo, 31 de janeiro de 2010

Messerschmitt Bf-109

Messerschmitt Bf-109 também conhecido como Me-109 - foi um Avião de Caça alemão monoposto dos anos 30 e 40 que teve uma produção de mais de 33.000 unidades, uma das aeronaves mais produzidas na história.

Os pilotos da Luftwaffe reclamavam de seu cockpit muito apertado, tornando voar no BF-109 claustrofóbico, mas alguns pilotos diziam que isso era uma vantagem, já que ao entrar no aparelho a única coisa que se vinha a mente era derrubar inimigos. Também era crônico o problema de aterrisagem do Bf-109 devido ao pequeno espaço entre os dois trens de pouso, o que o fez difícil de decolar e pousar, causando muitos acidentes. Mesmo assim o caça foi a espinha dorsal da Luftwaffe na II Guerra Mundial, e ainda lutou em vários conflitos após a guerra sendo construído pela AVIA da Tchecoslováquia e grande números destes foram utilizados por árabes e israelenses nos diversos conflitos iniciais no oriente médio.

Navegando pelo YouTube encontrei na minha opinião, um dos mais belos vídeos de warbirds disponíveis e nele podemos ver claramente o problema na disposição do trem de pouso. Dois Bf-109G decolam e desfilam no ar ao lado de um Spitfire. Essas imagens são de um documentário de 1996, chamado "One Summer - Two Messerschmitts". A cena final é de tirar o fôlego, com o ronco do Daimler-Benz e o 109 subindo ao céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário