quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Centro de Gravidade

A determinação do centro de gravidade do aeromodelo é de fundamental importância para a sua centragem – é em torno deste ponto que todos os movimentos se efectuam –, pelo que se torna particularmente importante conhecer a sua posição, quanto possível exacta.

Para o localizar, pode utilizar-se o processo descrito na figura abaixo.



Prendem-se as duas extremidades de um fio, maleável e resistente, em pontos afastados do modelo, por exemplo, uma junto à cauda, outra próximo do nariz, e suspende-se o modelo, passando o fio por um gancho. Assim, admite-se que o C.G. se encontra na vertical do gancho.

Para se obter o ponto exacto, suspende-se de novo o modelo, prendendo o fio noutros pontos, como por exemplo num bordo marginal e numa roda, e tira-se uma nova vertical do gancho.

O ponto de encontro das duas verticais determina a posição do centro de gravidade.

Durante as regulações de planeio, no campo, usa-se determinar o C.G. ainda de uma forma mais simples: colocam-se dois dedos sob a asa, deslocando-a para a frente ou para trás até obter uma posição horizontal da fuselagem (figura abaixo).



Tal processo, mais rudimentar, dá a posição do centro de gravidade, algures, no pIano vertical determinado peIos pontos de apoio, mas não define a sua localização num ponto, como é fundamental que se obtenha.

Fonte: http://www.fpam.pt/
Obs.: Português de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário