quarta-feira, 28 de abril de 2010

Algumas acrobacias básicas para aeromodelos RC - Inside Loop

Uma vez que você já aprendeu a pilotar o seu aeromodelo com confiança, é hora de dar mais um passo e aprender algumas acrobacias básicas!

As acrobacias são muito divertidas de se executar em um voo RC, mas você precisa começar devagar e não tentar coisas que são muito complicadas.

Este post irá ajudar a você realizar algumas acrobacias simples com o seu aeromodelo, as manobras mais básicas são:

- Inside Loop

- Outside Loop

- Roll

- Stall Turn

Importante! ... Ao realizar acrobacias RC de qualquer tipo, você precisa voar de uma maneira muito responsável, especialmente se você estiver voando em um lugar público e com pessoas ao seu redor.

Escolha cuidadosamente o seu local de voo - acrobacias geralmente requerem mais espaço aéreo que o voo normal, por isso certifique-se que a área seja grande o suficiente, sem árvores, postes, torres, etc...

Altitude é também muito importante, sempre tenha tanto espaço quanto possível entre o avião e o solo. Desta forma, se você encontrar dificuldades terá uma chance muito maior de não aderir ao grupo daqueles que ja lenharam um aeromodelo!


Voe a uma distância segura de si mesmo, mas não tão longe que você não possa ver o que o avião está fazendo. Desorientação é um dos maiores assassinos de aeromodelos!

E um último ponto, a maioria das acrobacias são realizadas contra o vento ou seja, você deve direcionar seu aeromodelo diretamente para o vento quando se inicia a manobra de acrobacia.

1. Inside loop:

O Inside Loop é a mais fácil de todas as acrobacias e qualquer aeromodelo com profundor é capaz de realizar.


Como fazer: Comece voando reto e nivelado contra o vento. Abra o acelerador para a potência máxima no ponto A como a figura acima, recue o stick do profundor para iniciar uma subida - não muito brusco, seja gentil, mas definido. Mantenha acelerado. O avião vai entrar em uma subida vertical, deixe-o continuar até que comece a rolar para a sua volta - o ponto B na figura. Neste ponto, feche o acelerador e mantenha o stick do profundor puxado para trás, ajustando o necessário para manter o trajeto.

No ponto C da figura, nivele o avião, retornando o profundor para posição neutra e acelere para sair do loop, voando reto e nivelado novamente.

Abaixo o vídeo do Inside Loop (no simulador de vôo RealFlight G4 RC), incluindo o close dos sticks do rádio transmissor e a resposta do avião...



No próximo post a manobra outside loop.

Fonte: http://www.rc-airplane-world.com/basic-rc-airplane-aerobatics.html
Texto Traduzido e Adaptado por Marcelo em 28/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário