quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nunca tantos deveram tanto a tão poucos

O título é uma frase famosa, portadora de carga semântica extremamente emotiva e forte, emitida pelo 1° Ministro britânico Winston Churchil, exaltando o ato heróico dos pilotos da RAF que, com seus poucamente numerosos Spitfires e Hurricanes, digladiaram com os ME 109 da Luftwaffe pelos céus da Grã-Bretanha, estando em proporção bem diminuta em relação à Força Aérea Alemã, isto lá pelos idos de 39, 40, 41, em plena II Guerra Mundial.

O Museu Churchill e o Gabinete das Salas de Guerra comemorarão o famoso discurso de Winston Churchill: “nunca tantos deveram tanto...”, lendo-o em alto-falantes no Whitehall, no dia 20 de agosto.

Parte da comemoração do 70º aniversário da Batalha da Inglaterra pelo Imperial War Museum, a leitura será feita na praça do lado de fora das famosas Salas de Guerra exatamente 70 anos após Churchill lê-lo pela primeira vez na Câmara dos Comuns.

No discurso ele tentou, com sucesso, elevar os corações e mentes da nação e convencer o público de que, apesar da série de derrotas, a Grã-Bretanha permanecia firme contra a máquina de guerra nazista.

A estratégia dos nazistas era invadir o país facilmente após terem devastado integralmente as defesas aéreas inglesas. Parecia fácil. Parecia, somente. Não esperavam tamanha bravura, sentimento patriótico e tenacidade dos defensores. O povo se uniu. O bloqueio alemão, entre outras coisas, impedia a importação de metais necessários à produção da fuselagem das aeronaves. E, se os aviões eram poucos, os pilotos mais ainda.

O povo, mobilizado por uma campanha nacional, doou objetos e utensílios metálicos em geral que pudessem ser usados pela indústria bélica nacional na fabricação de aviões e quaisquer outros materiais de guerra necessários àquela campanha. Até panelas foram doadas. Os pilotos abatidos, que dos céus conflituosos caíam em seus pára-quedas, eram por automóveis resgatados dos locais de queda e levados para algum aeródromo próximo onde, rapidamente, embarcavam em outros aviões, para retornarem aos acirrados combates aéreos.

É dito que o discurso foi inspirado pela visita de Churchill à sala de operações da RAF em Uxbridge em 16 de agosto de 1940, após a qual ele virou-se para um dos seus assistentes e disse: “nunca no campo do conflito humano tantos deveram tanto a tão poucos”.

O discurso que saiu desse comentário também estabeleceu o termo “os poucos”, usado para descrever os poucos pilotos da RAF na Batalha da Inglaterra, que conseguiram afugentar a Luftwaffe.

Agora parte do folclore popular da batalha, o discurso é hoje considerado um momento decisivo do conflito e um dos mais emotivos e motivacionais pronunciamentos de Churchill.

Nossa homenagem em forma de vídeo de um Spitfire RC a todos aqueles que lutaram pela liberdade na Segunda Guerra Mundial, e que isso nunca mais se repita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário