quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Interferência no rádio ou da natureza?


E aí pessoal, o que vocês acham que aconteceu?

Os comentários do vídeo no YouTube vão desde interferência pelas inúmeras antenas do local até erro do piloto devido a alguma rajada de vento inesperada, já que o local parece ser uma rampa de voo livre ou um morro a beira da praia e nesse tipo de lugar sempre tem o lift que é o vento que sobe a encosta, é ideal pra planador, para heli é preciso tomar cuidado.

Uma coisa que é muito importante: conhecer a aerologia da região e avaliar se vc deveria estar voando nesse local, momento e com aquele equipamento. Isso serve pra qualquer coisa que voa.

5 comentários:

  1. parece interferência, mais o cara esta usando um radio 2.4...não sei ate onde vai a imunidade desses equipamentos...sinistro!!!

    ResponderExcluir
  2. dudu, no caso do radios spektrum, ja existe ate um plano de recall do fabricante la nos estados unidos, o radio apresenta um problema no bind ou seja na ligação transmissor x receptor, inclusive li em algum lugar que os futaba 2.4 novos tambem estavam apresentando esse problema, graças a deus existe os Assan e HK da vida muito baratos e eficentes.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, essa ai poderia ter machucado bem se tivesse continuado no movimento que provocou a queda. Graças a Deus não aconteceu nada.

    De qualquer forma, já aconteceu situações parecidas comigo, em aeros, sem quais quer outras fontes de interferencias próximas. Só estava praticamente euno campo. Agora o que percebi é que o próprio rádio e receptor, tinham problemas com posicionamento ou mal contato com a antena.

    ResponderExcluir
  4. Dificilmente saberemos a causa desse acidente. Suposições não elucidarão em nada, além de não agregar conhecimento. São muitas as possíveis causas para um fato desses ocorrer. Pelo menos o prejuízo foi só material.

    Nenhum equipamento é livre de falhas, haja visto que nada nesse mundo é perfeito. É fato que os rádios com a tecnologia 2.4GHz são bem mais imunes a interferência dos que os antigos rádios FM/PCM, mas nem por isso eles são infalíveis.

    Muitas pessoas falam bobagens por desconhecer do funcionamento de uma tecnologia ou por ter lido alguma coisa e achar que já sabe sem se aprofundar no assunto.

    Agora, afirmar que foi o rádio ou qualquer outra coisa que causou o acidente é fácil, quero ver é provar!

    ResponderExcluir
  5. Olhando a biruta dá pra perceber que o vento está forte, mas, e aquele monte de antenas ao lado? E dederência? (nome dado aqui em Mirassol, sp. à interferência causada por mau uso de dedo humano)

    ResponderExcluir