quarta-feira, 30 de março de 2011

Meus rádios - Segunda parte

Continuando a série de artigos hoje irei falar do meu segundo rádio, o Spektrum DX7.




Ele foi o rádio com o qual fiquei mais tempo. Vendi ele na segunda semana desse ano, e no total ele ficou comigo por cerca de 20 meses, sendo a data de sua compra 30/04/2009.

Comprei este rádio na KNK Hobby. Na época queria garantia por se tratar de um equipamento consideravelmente caro e, por ainda estar no início do hobby, preferi não arriscar um possível problema importando o rádio. Paguei na época pouco mais de R$ 1000,00 pelo rádio com um receptor AR7000, carregador e bateria.

Este rádio possui as seguintes características:
  • Memória para 20 modelos
  • Programação para aeromodelos e helimodelos
  • Nomeação de modelos com até 8 caracteres
  • Seleção de chave
  • Mixagens programáveis
  • Dual rate e exponencial 3 eixos
  • Timer crescente ou regressivo
  • 3 curvas de aceleração com 5 pontos cada
  • 4 curvas de passo com 5 pontos cada
  • Menu para ajuste do ganho do gyro
  • Programação para 4 tipos diferentes de bailarinas
Além de outras funções mais comuns como trim, sub trim, ajuste de curso, etc.
Com este rádio pude dar mais um salto na evolução do hobby, pois com ele pude aprender sobre a programação de rádio computadorizados. Conhecer as diversas funções disponíveis, para que serve cada uma delas e, assim, brincar e me divertir mesmo quando não estava voando.

Muitos recursos desse rádio nem tive a oportunidade de usar, pois ainda não montei um aero com retráteis, com bomba de fumaça, luzes de navegação ou outros acessórios que fizessem uso de todos os recursos do DX7. Mas mesmo não usando tudo, com o que aprendi pude ajudar vários colegas a programar seus modelos com os seus rádios, mesmo sendo de outra marca. Pois quando se aprende o conceito fica fácil entender o funcionamento indiferentemente do equipamento.

Uma das características que gostei muito no DX7 é o recurso chamado Model Match, com ele não existe a possibilidade de se usar a memória programada para um determinado modelo em outro modelo. Evitando dessa forma que se tenha um acidente devido a comandos invertidos ou coisas desse tipo. Essa característica só é encontrada em rádios da Spektrum e JR pois é um recurso patenteado.

No mais o que posso dizer é que esse rádio só me trouxe alegrias. Nunca tive nenhum problema com ele, nenhuma interferência, perda de sinal, defeito de tipo algum. Poderia estar com ele até hoje e estaria sendo atendido plenamente. Mas como gosto de aprender cada vez mais, de desafios e de novidades, resolvi partir pra outro rádio.

Mas falarei sobre ele na próxima parte, combinado?

Um abraço a todos e bons vôos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário