quarta-feira, 24 de julho de 2013

Você sabia?

Por André Couraccy
                                                    Artigo cedido pela Revista Aerohobby Magazine
       
            Bastante gente fala de aeromodelismo pra cá, aeromodelismo pra lá. Masvocê sabe como surgiu o aeromodelismo? Como se caracteriza? Como é praticado? Pois é, a AeroHobby Magazine responde isso para você nessa edição de número 08 O que é? O aeromodelismo pode ser considerado um momento dedicado à diversão, um passatempo, um momento no qual você descansa daquela vida dura que você teve durante a semana, pode até ser recomendado por médicos, para pessoas que tem um estresse elevado ou também pode ser considerado uma modalidade de competição, um trabalho, o ganha pão do dia-a-dia como por exemplo Mikio Amano que recentemente faleceu e de muitos outros fabricantes por este mundo afora. Seja encarado da maneira que mais convir, o aeromodelismo é uma prática que engloba muitíssimos conhecimentos, o que faz o aeromodelista aprender a lidar com coisas super avançadas como aerodinâmica, deixando assim o conhecimento do praticante muito mais elevado, podendo até fazer com que ele compreenda melhor tudo que o rodeia. O aeromodelismo é bastante praticado por jovens e pode ter como finalidade fazer com que estes tenham uma maior facilidade em aprender sobre coisas relacionadas direta ou indiretamente nessa modalidade, como por exemplo em Física na área de aerodinâmica e de mecânica em motores, em Química nos combustíveis, em Desenhos Técnicos nas plantas de novos modelos que surgem em milhares, em meteorologia, na introdução de quem quer ser piloto de aeronaves 1:1, aprender a lidar com madeira, fiberglass, na entelagem, fazendo com que o praticante invente cada vez mais coisas novas pra serem usadas por muita gente nesse magnífico hobby/esporte. Enfim, quem conhece e sabe como é o aeromodelismo e passou por estas transformações, sabe do que estou falando. O aeromodelismo no Brasil é regulamentado pela Associação Brasileira de Aeromodelismo (ABA). Ela tem exigências como: não voar a mais de 120m de altura ou dentro de aeroportos. A atividade é muito difundida, principalmente entre jovens, e constitui uma boa preparação para futuros pilotos de avião ou planador.
            Como Surgiu? FONTE: Enciclopédia BarsaO aeromodelismo é uma arte que surgiu quando o inglês Willian Henson construiu um aeromodelo dotado de duas hélices e movido por uma máquina a vapor, em 1843, não imaginava ter executado um protótipo com as características fundamentais do avião moderno. A prática do aeromodelismo favoreceu o desenvolvimento das técnicas de vôo empregadas até hoje. Chama-se aeromodelismo o esporte que se pratica com aviões em miniatura. Alguns modelos assemelham-se a um planador em suas partes essenciais: fuselagem, empenagem vertical, timão de deriva e estabilizador. Os de tipo motorizado são movidos por um grupo autopropulsor composto de motor, hélice e trem de pouso. O primeiro modelo a voar livremente foi criado da França por Alphonse Pénaud em 1871, depois de profundos estudos sobre o vôo dinâmico e testes com helicópteros. Seus experimentos foram aproveitados por inúmeros adeptos do aeromodelismo. Em 1896, o professor americano Langley realizou um vôo controlado sobre o rio Potomac usando um modelo de 14kg que percorreu 12km em 1min40s. Em 1905, Henri e Armand Dufax construíram um modelo de helicóptero com motor à gasolina de 3,5 HP, com peso de 17kg e capaz de transportar uma carga de sete quilos. O experimento impressionou Santos Dumont, que abandonou a construção de pequenos dirigíveis e passou a pesquisar com aeronaves mais pesadas que o ar. Quando ele efetuou um vôo com aeroplano a motor em Paris, em outubro de 1906, ficou clara a importância da prática do aeromodelismo para a incipiente navegação aérea. As primeiras experiências com foguetes de propulsão a jato foram feitas pelo pintor Alexandre Soldenhoff, suíço que se dedicou intensamente ao aeromodelismo desde 1908. Soldenhoff realizou grande quantidade de vôos em diferentes países, aplicando princípios originais, a que chegou depois de estudar em profundidade a asa. As competições de aeromodelismo organizam-se por categoria, de acordo com o tipo de controle do aparelho. Na modalidade rádio controle realizam-se dois tipos de prova: a primeira é de acrobacias e a outra de escala, na qual sai o vencedor o modelo que seja a réplica mais fiel de um avião verdadeiro e execute manobras de decolagem e pouso. Os modelos a cabo não precisam assemelhar-se a aviões. Competem também fazendo acrobacias e provas de velocidade.
                Como e onde é praticado? Fonte: ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo) O aeromodelismo pode ser praticado de muitas maneiras diferentes de acordo com o gosto do aeromodelista, mas é claro e deve ser sempre lembrado, que deve ser dentro das normas e regulamentações da ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo). Deve ser praticado em lugares amplos e limpos, sem muitas árvores por perto etc. O lugar é definido de acordo com o modelo. As maneiras de se praticar vão de um vôo não controlado, o chamado vôo livre e caracterizado pela sigla F1, até vôo Rádio Controlado (RC) controlados por Rádios Controles a longa distância. Praticado em quatro modalidades, as quais são reconhecidas ou não pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional), o aeromodelismo vai de acordo com a vontade de cada um entre: Vôo Livre, Vôo Circular, Vôo Radiocontrolado e Escala.
MODALIDADES
Categoria F1 - Vôo Livre
Vôo durante o qual não existe nenhuma ligação entre o aeromodelo e o concorrente, ou seu ajudante. São somente permitidas funções de rádio controle quando especificamente referidas nas regras para determinada classe.
Está dividida em:
F1A - Planadores Classe A2
F1B - Modelos com Motor a Elástico (Wakefield)
F1C - Modelos com Motor a Pistão
F1D - Modelos de Interiores
F1E - Planadores com controle automático de direção
F1F - Helicópteros
F1G - Coupe D'Hiver
F1H - Planadores Classe A1
F1J - Modelos com motor a pistão (Classe 1/2 A)
F1K - Modelos com motor CO2

Categoria F2 - Vôo Circular Controlado
Vôo durante o qual o aeromodelo é aerodinamicamente manobrado por superfícies de controle, em altitude e atitude, por um piloto no chão, por meio de um ou mais cabos não extensíveis, diretamente ligados ao aeromodelo. Podem ser usados sistemas nos quais os fios ou cabos de controle são mantidos na mão ou conectados a um pivô central. Nenhum outro meio de controle do modelo ou motor pode ser usado durante a decolagem e vôo, exceto o exercido pelo piloto através dos cabos ou cabo.
Está dividida em:
F2A - Velocidade
F2B - Acrobacia
F2C - Corrida em Conjunto
F2D - Combate
Nacionais:
Acrobacia Mini-FAI
Acrobacia Iniciantes
Corrida em Conjunto Fórmula Brasil
Combate CB
Categoria F3 - Rádio Controle
Vôo durante o qual o modelo é aerodinamicamente controlado por superfícies de controle em atitude direção e altitude, pelo piloto estando no solo, usando rádio controle.
Está divida em:
F3A - Acrobacia com motor Rádio-Controlado
F3B - Modelos de Planadores
F3C - Helicóptero
F3D - Pylon Racers
F3F - Planadores Slope Soaring
F3G - Planadores com motor
F3H - Soaring Cross Country Racing
F3I - Aero Tow Soaring
F3J - Planadores com Duração Termal
Nacionais:
Acrobacia Mini-FAI
Acrobacia Avançado
Helicóptero Avançado
Helicóptero Mini-FAI

Categoria F4 - Escala
Um modelo em escala é uma reprodução reduzida de um aeronave mais pesado que o ar concebido para transportar um ser humano .
Divide-se em:
F4A - Modelos em Escala Vôo Livre
F4B - Modelos em Escala Vôo Circular Controlado
F4C - Modelos em Escala Rádio-Controlados
F4D - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (extensíveis
motores)
F4E - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (CO2 ou
motores elétricos)
F4F - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (Fórmula
Peanut)
Nacionais:

Escala Stand-Off

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