quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Universitários brasileiros desenvolvem primeiro avião nacional de acrobacias

Depois de seis anos de pesquisa, está pronto o primeiro avião brasileiro de acrobacias, da categoria mais radical, desenvolvido interiramente por uma equipe de universitários. O voo inaugural ocorreu em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (14).

Quando aterrissa, o piloto de acrobacia Marcos Geraldi ainda parece nas nuvens, tamanha alegria. “Para um piloto treinar ele tinha que comprar um avião de fora ou ir lá para fora treinar”, diz.

O piloto e nove empresas bancaram o projeto de US$ 300 mil. Compraram, no exterior, motor e hélice; e no Brasil, subsidiaram a pesquisa que a Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveu.

“Já estamos preparando e arrumando recursos para participar dos próximos campeonatos mundiais com esse avião”, afirma o professor de engenharia aeroespacial da UFMG Paulo Scaldi.

O modelo do avião, em relação aos que competem na mesma categoria, é 20% menor, e 50% mais leve. “Quanto mais leve, mais rápido”, diz Marcos.

Mas para ser veloz e econômico, ficou bem apertado. “Tem que ser pequeno porque a relação peso potência é o que é importante”, explica o piloto.

No voo de estreia, alunos que participaram do projeto viram que o que era matéria de sala de aula pode, sim, voar. “Em vez de correr atrás estamos começando correr na frente”, disse o estudante, David Viola.





Fonte: Globo.com
Site: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1341646-5598,00-UNIVERSITARIOS+BRASILEIROS+DESENVOLVEM+PRIMEIRO+AVIAO+NACIONAL+DE+ACROBACIA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário