sábado, 19 de dezembro de 2009

C. Young Park - Modelos de aviões em alumínio

Recebi um e-mail do nosso amigo Alex, na verdade esse não é o primeiro, ele sempre tem dicas e assuntos para pesquisa e uso aqui no nosso blog, mas esse em especial me deixou impressionado, tamanha a técnica utilizada por esse dentista aposentado, Sr. C. Young Park, que usa suas habilidades para fazer modelos de aviões de alumínio.

Autobiografia
Eu nasci em Kona, na ilha do Havaí em 15 de março de 1932 de pais imigrantes que vieram do Sul em 1910. Eu cresci no lado oposto da ilha em Hilo. A 2ª Guerra Mundial deixou uma impressão duradoura sobre mim, especialmente os aviões de caça com a sua velocidade e barulho.

Após a guerra eu entreguei jornais e guardei o suficiente para comprar o meu primeiro motor, um Vivall 35. Agora eu poderia construir um avião veloz e que faria muito barulho.

Tive a sorte de ter um amigo mais velho, Louie Carvalho, que era um modelador e me ensinou tudo o que sabia, ele foi paciente, meticuloso e compreensivo. O meu primeiro modelo de controle foi um fracasso, mas ele me ensinou a ser paciente e fazer o melhor que eu podia em cada etapa, lembro-me de Louie me ensinando em detalhes.

Louie me levou a um cemitério de aviões da 2ª Guerra Mundial,onde estava sendo processado material para sucata. Eu lembro de ter visto metralhadoras calibre .50 enferrujadas nas asas e ficar espantado ao ver de quantas partes os caças eram feitos. Eu levei peças de alumínio que eram uma novidade na época, fiz manivelas e "horns" de controle para os meus aviões U-Control (Controle por linhas). Um dia eu disse para Louie: "Não seria agradável construir um avião em escala todo de alumínio?" Fiquei animado com a idéia, mas logo a realidade falou mais alto quando fiz um inventário mental das minhas ferramentas, eu tinha um estilete, um arquivo e uma broca de mão. Louie faleceu na mais tenra idade de 25 anos, mas eu sempre penso nele quando estou modelando para obter sua aprovação silenciosa, já que ele foi meu mentor.

C. Young Park (centro), em 1947, aos 15 anos é ladeado pelo amigo e mentor Louie Carvalho na esquerda e outro amigo a direita.. O avião caseiro ostentava um motor Atwood 60

Fui convocado para o exército em 1952 e novamente vi lindos Corsairs na Coréia, durante os próximos 40 anos continuei a construir modelos. Eu construí aviões de rádio controle na era dos rádios de apenas um canal, apreciei aviões a elástico e fiquei intrigado com os kits de plástico quando eles sairam, mas eu nunca conseguia terminá-los. Mas nada que eu fiz no hobby pareceu-me trazer satisfação total.

Em 1996, eu tive o desejo de construir de novo e pedi um kit do Lockheed Vega com 9 m de envergadura, eu construí a maior parte do quadro e decidi usar alumínio para o painel, pára-brisas e janelas. As peças de alumínio pareciam muito boas, então eu olhei para as outras peças para converter, de repente lembrei do meu sonho há muito esquecido de um avião todo de alumínio, isso era o que eu estava procurando por todos esses anos, eu já tinha as ferramentas e espaço necessário para o meu novo hobby. Eu sabia que nunca mais iria trabalhar no Lockheed Vega, assim o modelo inacabado permanece na garagem até hoje, trabalhando em alumínio trouxe de volta a satisfação que eu tanto procurava.

C. Young Park trabalhando em sua loja. Ele está segurando a fuselagem parcialmente concluída de um Corsair, o que dá uma boa referência quanto ao seu tamanho.

Por aqui deixo as fotos do maravilhoso trabalho desse dentista aposentado, quando você considera o número de ações que devem acontecer quando uma asa se dobra, um trem de pouso gira e se posiciona, superfícies de controle que se movem quando o stick no cockpit é movido, o seu modelo é realmente incrível. Um exame microscópico de cada parte irá mostrar que a maioria não é tecnicamente perfeito, mas um avião completo com tudo isto é bem complexo, os mecanismos inter-relacionados e os controles de movimento são uma realização quase impossível para a maioria dos artesãos.


P-51 Mustang

F-4U-D Corsair

Usando uma pinça, os controles podem ser movidos.

O trabalho de C. Young Park pode ser melhor apreciado no site:

http://craftsmanshipmuseum.com/Park.htm

Bons voos.

2 comentários: