quarta-feira, 23 de março de 2011

Meus rádios

Marcelo sugeriu que eu fizesse um post para mostrar minha nova aquisição, o rádio Hitec Aurora 9. Resolvi fazer um pouco diferente, vou mostrar os rádios que me acompanharam desde o início do hobby e relembrar com vocês.

Para começar o primeiro rádio, aquele que me iniciou neste hobby sem igual e no qual estou até hoje e não pretendo abandonar.

Comecei com ele, o HK-T4A da HobbyKing, vejam abaixo:


Era um transmissor bem básico, 4 canais, sem memória, mas já trabalhava no espectro de 2.4GHz. Neste ponto ele levava vantagem sobre os rádios antigos que funcionavam na faixa de FM, pois estes são bem mais suscetíveis a interferências.

Como não sou antigo no hobby não tive a oportunidade de usar os rádios FM e para ser sincero não sinto falta, pois já presenciei a quedas e perdas devido às interferências ocorridas com estes equipamentos. Não que eles sejam ruins, mas penso que seu tempo já se foi.

Este transmissor foi adquirido com o intuito de testar minhas habilidades e ver se eu iria conseguir aprender a voar aviões rádio controlados. Assim, resolvi economizar no rádio, pois caso eu não levasse jeito para coisa, poderia me desfazer do equipamento sem grandes prejuízos.

Me lembro de que na época ele custou cerca de R$ 120,00, vindo somente o rádio e o receptor. Tive que comprar pilhas recarregáveis para o seu funcionamento.

Utilizei este rádio com o aero que construí, um Ugly Stick, feito em depron seguindo uma planta que achei na internet pesquisando no fórum e-voo.com. Foi assim que entrei neste hobby, sem ao menos conhecer ninguém que o praticasse, rs.

Já estava com o aero pronto e configurado no rádio, porém, apesar dos treinos que realizei no simulador, ainda não tinha confiança para colocar o aero pra voar.

Passado alguns dias fiquei sabendo que havia em Campos praticantes desse hobby e que eles se reuniam na então pista do AeroCampos, que ficava ao lado do Recanto das Palmeiras. Resolvi aparecer por lá para conhecer o hobby de perto e seus praticantes. Lembro até hoje que ao chegar fiquei maravilhado em ver as máquinas a voar no céu de minha cidade. Conheci o Felipe, Cláudio e mais alguns que estavam presentes porém não me recordo agora. Conversando falei do meu interesse no hobby e disse que tinha construído um aero e que ainda não sabia voar. O pessoal quis ver o aero, mostrei e eles gostaram, apontaram algumas falhas de construção mas acharam que voaria mesmo assim. Pedi então ao Felipe para testar pra mim, já que eu nunca havia voado. Ele relutou um pouco mas aceitou, pra minha surpresa e felicidade o aero voou e pude ver que apesar das falhas, minha construção estava no caminho certo....

De lá para cá muita coisa aconteceu e dá para contar várias histórias, mas isso fica pra próxima parte. Nela irei continuar falando sobre os rádios que me acompanharam e algumas lembranças deste hobby que me acompanham até hoje.

Até lá pessoal!

3 comentários:

  1. Legal o post vou acompanhar até chegar no radio aurora 9, agora quero deixar uma opinião, meu 1° e unico radio e um Futaba 4 canais Sky sport canal 55, apesar de ser FM nunca me deixou na mão e das vezes que meu aero caiu no inicio do Hobby em 2005, foi porque vacilei mesmo, muitas vezes levo meu aero a combustao ou aza zag a alturas impressioantes a e nada acontece, o que se tem que fazer e ter atenção em conferir os canais, no mais o radio e tão bom quanto os Ghz.
    Estamos esperando pela historia da sua evolução, e so uma simples opinião nao me leve amigo Bruno,
    grande abraço,

    Cleiton Microbio

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleiton, obrigado pelo seu comentário.

    Sem dúvida os rádios FM são funcionais e, se usados corretamente, vão nos trazer muito mais alegrias do que decepções.

    Bom o seu testemunho de sucesso com rádio FM. Eu particularmente nunca usei mas já presenciei colegas que tiveram problemas com os seus. Acredito que muito também vá da maneira de se usar, do cuidado e do conhecimento do que se está fazendo.

    Em breve postarei uma matéria sobre meu segundo rádio, um que me acompanhou até pouco tempo.

    Obrigado por acompanhar e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigo! gostaria de saber se vc conseguiu configurar esse seu rádio t4a da hk no pc... pois eu estou com o esse mesmo rádio que vc citou acima, mas não estou conseguindo fonfigura-lo no pc. O computado reconhece o cabo, eu tento configurar ele no painel de controle, mas quando eu movo os stiks nada acontece... se vc puder me ajudar eu fico grato... Att. Josemar de Jesus Alves

    ResponderExcluir