quarta-feira, 24 de abril de 2013

First Person View... o famoso FPV.

Hoje vou falar um pouco sobre FPV (o que é, quanto custa, etc)...!

       Voar sempre foi uma das habilidades mais desejadas pela raça humana, e não foi a toa que o homem inventou o avião, o helicóptero e outras diversas parafernalhas voadoras. Entretanto, voar custa caro! Uma simples passagem de avião não sai por menos de R$100,00; um simples passeio de helicóptero entre o Corcovado e o Pão de Açucar custa em torno de R$150,00 por pessoa. 
A não ser que você possua considerável condição financeira, a brincadeira acaba ficando cara demais para o bolso dos mais humildes, não é verdade?

       Então o homem, com o advento do aeromodelismo, resolveu voar com os pés no chão. A primeira ideia nem era essa, mas apenas colocar uma câmera a bordo e gravar um belíssimo final de tarde com aquele por do Sol (muitos fazem isso até hoje). Depois, ele decidiu ir adiante: colocar uma câmera a bordo que não irá apenas gravar, mas enviará sinal do vídeo que estiver sendo capturado lá em cima para um receptor aqui em baixo e, com isso, observar tudo em primeira pessoa, como se estivesse cokpit do avião. Isso é o que chamamos de First Person View, ou FPV.

       Um sistema básico de FPV inclui:
  • Transmissor de Vídeo;
  • Receptor de Vídeo;
  • Câmera;
  • Bateria para alimentar o transmissor;
  • Bateria para alimentar o receptor;
  • Dispositivo para visualização das imagens (Tela LCD ou Óculos Virtual).
       Esse é o sistema mais básico que se pode ter!
       A grande questão que irei levantar aqui é que tem causado polêmica nos fóruns de modelismo em geral: começar com um FPV barato ou investir em um mais caro?

O que eu tenho visto por aí é que muitas pessoas tem adquirido equipamento de baixo custo e se arrependido posteriormente. FPV não é tão caro quanto as passagens aéreas e os passeios de helicóptero, mas é caro sim. Um bom equipamento de FPV, adquirido em lojas especializadas (não adianta querer comprar equipamento barato em qualquer site e achar que vai sair ganhando), custa aí em torno de uns US$350,00 - em média uns R$700,00, obviamente que se tratando de um equipamento de primeira.

Mas você pode estar se perguntando o porquê de ter que investir em equipamento tão caro, não é mesmo?
Não que seja necessário, mas é menor arriscado. Você com certeza não vai querer perder seu aeromodelo de vista e com ele todo o seu equipamento FPV, não é mesmo? É melhor traze-lo de volta utilizando um piloto automático com um GPS
Você também vai querer observar na tela - ou no óculos virtual - dados como capacidade da bateria, distância, altura, etc., ou em outras palavras, tem um bom OSD.
Isso tudo acaba saindo caro! Você paga pela segurança. Entendeu agora?

No mundo do Aeromodelismo e, consequentemente, do FPV, tem-se um ditado: "Quanto menos você precisar da sorte, melhor". Supondo que você tenha adquirido um sistema básico como aquele que eu citei lá em cima, dependendo da potência e da frequência do seu equipamento, você poderá ter uma excelente qualidade de imagem a um custo não tão alto. Mas como assim potência e frequência do equipamento? Calma que eu vou explicar melhor...

Assim como os rádios, que em sua grande e esmagadora maioria funcionam na frequência 2.4Ghz, os sistemas FPV também possuem determinada frequência de funcionamento e potência de transmissão.

Os sistemas variam de:
  • 900 Mhz (muito pouco utilizados atualmente)
  • 1.2 - 1.3 Ghz (os mais utilizados devido ao seu longo alcance e baixa interferência com obstáculos*)
  • 2.4 Ghz (Há quem ainda utilize estes, mas devido à frequência ser a mesma dos rádios, esta tem sido deixada de lado)
  • 5.8Ghz (possuem excelente qualidade de sinal, porém sofrem com obstáculos* e longas distâncias)
 Sobre a potência, obviamente que quanto maior, melhor. Porém, deve ser observado que normalmente equipamentos de maior potência esquentam mais, possivelmente serão mais pesados (nem sempre) e precisarão de um conjunto de antenas bom para fazer valer todo seu poder. 

Fica claro aqui que, no meu caso, que vou voar com amigos na pista o meu Hobbyking Bixler, eu não preciso ter um sistema de 1000mW para voar 10 km ou mais - até porque o meu rádio não possui todo este alcance. De nada adianta eu assistir de camarote a queda do meu aeromodelo, sem poder fazer nada.

Então, um sistema com transmissor de 500mW pra mim já seria o suficiente, entende? 
*Com relação aos obstáculos que citei lá em cima, estou me referindo a arvores, montanhas, etc.

Como eu disse, os preços variam muito e vale a pena dar uma boa pesquisada, ok?
Eu recomendo o site HobbyWireless pela sua qualidade e por enviar para o mundo inteiro.
Se você tiver mais dúvidas, acesse este LINK.

Bom... é isso amigos. Para finalizar com estilo, deixo aqui um vídeo maneiríssimo para vocês curtirem!

Abraços e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário