segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Confraternização de Fim de Ano - AeroCampos e ANFA

Finalmente chegamos ao final de 2013 e, para fechar com chave de ouro, nada melhor do que comemorar com os sócios e convidados, não é mesmo?

Assista o vídeo da confraternização:


Gostou?

Venha fazer parte do nosso clube!
Entre em CONTATO conosco e saiba como se associar.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Parceria com a ANFA

Caros amigos aeromodelistas... como estão?

Venho aqui hoje, em nome do AeroCampos, comunicar que Associação Norte Fluminense de Automodelismo (ANFA) agora se encontra unida a nós, em nossa sede.



A ANFA chegou para somar forças conosco em prol de nossos hobbies. Isso dá aos membros livre acesso tanto à pista de automodelos quanto à pista de aeromodelos e helimodelos.

Ainda não conhece a pista Off Road da ANFA? Assista o vídeo abaixo, filmado e editado pelo nosso amigo Leon Junior.


Está esperando o que? Venha se divertir conosco! Entre em CONTATO e se associe já...!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Carteirinha do clube!

Amigos, como estão?

Venho hoje informar que as carteirinhas do clube começaram a ser feitas. Peço a todos que enviem para o e-mail aerocampos@live.com uma foto (3x4 , de preferência) e o nome completo.

Não esqueçam, ok?

A partir do mês que vem a entrada no clube será permitida apenas com a apresentação da carteirinha.

Um grande abraço a todos e BONS VOOS!!!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Você sabia?

Por André Couraccy
                                                    Artigo cedido pela Revista Aerohobby Magazine
       
            Bastante gente fala de aeromodelismo pra cá, aeromodelismo pra lá. Masvocê sabe como surgiu o aeromodelismo? Como se caracteriza? Como é praticado? Pois é, a AeroHobby Magazine responde isso para você nessa edição de número 08 O que é? O aeromodelismo pode ser considerado um momento dedicado à diversão, um passatempo, um momento no qual você descansa daquela vida dura que você teve durante a semana, pode até ser recomendado por médicos, para pessoas que tem um estresse elevado ou também pode ser considerado uma modalidade de competição, um trabalho, o ganha pão do dia-a-dia como por exemplo Mikio Amano que recentemente faleceu e de muitos outros fabricantes por este mundo afora. Seja encarado da maneira que mais convir, o aeromodelismo é uma prática que engloba muitíssimos conhecimentos, o que faz o aeromodelista aprender a lidar com coisas super avançadas como aerodinâmica, deixando assim o conhecimento do praticante muito mais elevado, podendo até fazer com que ele compreenda melhor tudo que o rodeia. O aeromodelismo é bastante praticado por jovens e pode ter como finalidade fazer com que estes tenham uma maior facilidade em aprender sobre coisas relacionadas direta ou indiretamente nessa modalidade, como por exemplo em Física na área de aerodinâmica e de mecânica em motores, em Química nos combustíveis, em Desenhos Técnicos nas plantas de novos modelos que surgem em milhares, em meteorologia, na introdução de quem quer ser piloto de aeronaves 1:1, aprender a lidar com madeira, fiberglass, na entelagem, fazendo com que o praticante invente cada vez mais coisas novas pra serem usadas por muita gente nesse magnífico hobby/esporte. Enfim, quem conhece e sabe como é o aeromodelismo e passou por estas transformações, sabe do que estou falando. O aeromodelismo no Brasil é regulamentado pela Associação Brasileira de Aeromodelismo (ABA). Ela tem exigências como: não voar a mais de 120m de altura ou dentro de aeroportos. A atividade é muito difundida, principalmente entre jovens, e constitui uma boa preparação para futuros pilotos de avião ou planador.
            Como Surgiu? FONTE: Enciclopédia BarsaO aeromodelismo é uma arte que surgiu quando o inglês Willian Henson construiu um aeromodelo dotado de duas hélices e movido por uma máquina a vapor, em 1843, não imaginava ter executado um protótipo com as características fundamentais do avião moderno. A prática do aeromodelismo favoreceu o desenvolvimento das técnicas de vôo empregadas até hoje. Chama-se aeromodelismo o esporte que se pratica com aviões em miniatura. Alguns modelos assemelham-se a um planador em suas partes essenciais: fuselagem, empenagem vertical, timão de deriva e estabilizador. Os de tipo motorizado são movidos por um grupo autopropulsor composto de motor, hélice e trem de pouso. O primeiro modelo a voar livremente foi criado da França por Alphonse Pénaud em 1871, depois de profundos estudos sobre o vôo dinâmico e testes com helicópteros. Seus experimentos foram aproveitados por inúmeros adeptos do aeromodelismo. Em 1896, o professor americano Langley realizou um vôo controlado sobre o rio Potomac usando um modelo de 14kg que percorreu 12km em 1min40s. Em 1905, Henri e Armand Dufax construíram um modelo de helicóptero com motor à gasolina de 3,5 HP, com peso de 17kg e capaz de transportar uma carga de sete quilos. O experimento impressionou Santos Dumont, que abandonou a construção de pequenos dirigíveis e passou a pesquisar com aeronaves mais pesadas que o ar. Quando ele efetuou um vôo com aeroplano a motor em Paris, em outubro de 1906, ficou clara a importância da prática do aeromodelismo para a incipiente navegação aérea. As primeiras experiências com foguetes de propulsão a jato foram feitas pelo pintor Alexandre Soldenhoff, suíço que se dedicou intensamente ao aeromodelismo desde 1908. Soldenhoff realizou grande quantidade de vôos em diferentes países, aplicando princípios originais, a que chegou depois de estudar em profundidade a asa. As competições de aeromodelismo organizam-se por categoria, de acordo com o tipo de controle do aparelho. Na modalidade rádio controle realizam-se dois tipos de prova: a primeira é de acrobacias e a outra de escala, na qual sai o vencedor o modelo que seja a réplica mais fiel de um avião verdadeiro e execute manobras de decolagem e pouso. Os modelos a cabo não precisam assemelhar-se a aviões. Competem também fazendo acrobacias e provas de velocidade.
                Como e onde é praticado? Fonte: ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo) O aeromodelismo pode ser praticado de muitas maneiras diferentes de acordo com o gosto do aeromodelista, mas é claro e deve ser sempre lembrado, que deve ser dentro das normas e regulamentações da ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo). Deve ser praticado em lugares amplos e limpos, sem muitas árvores por perto etc. O lugar é definido de acordo com o modelo. As maneiras de se praticar vão de um vôo não controlado, o chamado vôo livre e caracterizado pela sigla F1, até vôo Rádio Controlado (RC) controlados por Rádios Controles a longa distância. Praticado em quatro modalidades, as quais são reconhecidas ou não pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional), o aeromodelismo vai de acordo com a vontade de cada um entre: Vôo Livre, Vôo Circular, Vôo Radiocontrolado e Escala.
MODALIDADES
Categoria F1 - Vôo Livre
Vôo durante o qual não existe nenhuma ligação entre o aeromodelo e o concorrente, ou seu ajudante. São somente permitidas funções de rádio controle quando especificamente referidas nas regras para determinada classe.
Está dividida em:
F1A - Planadores Classe A2
F1B - Modelos com Motor a Elástico (Wakefield)
F1C - Modelos com Motor a Pistão
F1D - Modelos de Interiores
F1E - Planadores com controle automático de direção
F1F - Helicópteros
F1G - Coupe D'Hiver
F1H - Planadores Classe A1
F1J - Modelos com motor a pistão (Classe 1/2 A)
F1K - Modelos com motor CO2

Categoria F2 - Vôo Circular Controlado
Vôo durante o qual o aeromodelo é aerodinamicamente manobrado por superfícies de controle, em altitude e atitude, por um piloto no chão, por meio de um ou mais cabos não extensíveis, diretamente ligados ao aeromodelo. Podem ser usados sistemas nos quais os fios ou cabos de controle são mantidos na mão ou conectados a um pivô central. Nenhum outro meio de controle do modelo ou motor pode ser usado durante a decolagem e vôo, exceto o exercido pelo piloto através dos cabos ou cabo.
Está dividida em:
F2A - Velocidade
F2B - Acrobacia
F2C - Corrida em Conjunto
F2D - Combate
Nacionais:
Acrobacia Mini-FAI
Acrobacia Iniciantes
Corrida em Conjunto Fórmula Brasil
Combate CB
Categoria F3 - Rádio Controle
Vôo durante o qual o modelo é aerodinamicamente controlado por superfícies de controle em atitude direção e altitude, pelo piloto estando no solo, usando rádio controle.
Está divida em:
F3A - Acrobacia com motor Rádio-Controlado
F3B - Modelos de Planadores
F3C - Helicóptero
F3D - Pylon Racers
F3F - Planadores Slope Soaring
F3G - Planadores com motor
F3H - Soaring Cross Country Racing
F3I - Aero Tow Soaring
F3J - Planadores com Duração Termal
Nacionais:
Acrobacia Mini-FAI
Acrobacia Avançado
Helicóptero Avançado
Helicóptero Mini-FAI

Categoria F4 - Escala
Um modelo em escala é uma reprodução reduzida de um aeronave mais pesado que o ar concebido para transportar um ser humano .
Divide-se em:
F4A - Modelos em Escala Vôo Livre
F4B - Modelos em Escala Vôo Circular Controlado
F4C - Modelos em Escala Rádio-Controlados
F4D - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (extensíveis
motores)
F4E - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (CO2 ou
motores elétricos)
F4F - Modelos em Escala para Indoor Vôo Livre (Fórmula
Peanut)
Nacionais:

Escala Stand-Off

Já pensou???

Voo de um Jato: Espetacular!!!







Amigos aeromodelistas, como estão?

Estou trazendo um vídeo muito bacana pra vocês sobre FPV.

Espero que gostem...!


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Renato Melo e seu Goblin 700

Para que não pôde prestigiar a visita do nosso amigo Renato Melo, veja o vídeo do seu voo feito aqui na sede do Aerocampos.

Créditos:
Piloto - Renato Melo
Residente em Pádua
Aeronaves:
      - Goblin 700
     - Fusion 50
Deixamos nosso agradecimento ao Renato Melo pela disponibilidade, paciência em ficar respondendo a nossas perguntas e principalmente pelo show que nos proporcionou!

Aproveito para agradecer aos amigos Ligeirinho e Gilberto pelo convite!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Novas fotos no AEROCAMPOS...


Fim de semana de céu limpo e, apesar do sol, a temperatura estava bem amena.
Foi um dia muito agradável para rever os amigos e fazer ótimas fotos!
Afff... já estava com saudades disso tudo.
Clique abaixo para ver algumas fotos que selecionei!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Homens voando?



O Felipe Peixoto mandou pra gente este vídeo maneiríssimo!
Somente assista e se divirta...

Cheers!

Sistema FPV do Jase


O Jase foi fantástico!
Ele consegui um alcance de 7,5 km com seu sistema de FPV (o mesmo que a HobbyKing vende).

Veja o setup dele:

Airframe: Lanyu FPV Raptor TW-757
Battery: Turnigy 2200mAh x 2
Camera: BEV-KX121-PAL
OSD: Cyclops Nova OSD
RC RX: FrSky V8FR-II
RC TX: Turnigy 9X, FrSky DJT Module, FrsSky 7dBi Patch Antenna
Video RX: Boscam RC305 5.8GHz with Helical Antenna
Video TX: Boscam TS353 5.8 GHz 400mW with Cloverleaf Antenna
Weather: Relative Humidity 75%, Temperature 0°C, Wind S 5km/h

Reparem que ele utilizou um sistema de 400mW, apenas. 
O grande lance aqui - e que foi um ponto muito bem lembrado em uma conversa que tive com ele - é que o jogo de antenas é o que realmente interessa para se obter uma boa distância.

O Jase me disse que mesmo com sistema de 200mW é possível, utilizando uma antena Helical no receptor e uma CloverLeaf no transmissor, atingir cerca de 5 km.

Mandou bem, Jase!

Mixagens no Turnigy 9XR



Pesquisando no Youtube, encontrei mais um vídeo sobre mixagens no Turnigy 9XR.
Muito bom!

Voo 3D do Higor


Fala Galera...! Como estão?
Hoje estou postando o vídeo do Higor. Olha só o que ele disse no Facebook do clube e o que ele fez com este aeromodelo...




"Testando o novo EDGE 540T, usando bateria 2200 3s ficou muito fraco, vou colocar uma bateria de 4s ai o video vai ficar melhor! Sábado e domingo na pistaaaaa!!!!!" - Higor

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Coisa linda de se ver!

Senhores, este sistema é EXATAMENTE o mesmo sistema que eu pretendo adquirir em um futuro não tão distante.
Já dei o primeiro passo comprando um novo rádio e um módulo FrSky.

Vendo este vídeo eu fiquei realmente MUITO EMPOLGADO!
Não vejo a hora de ter tudo em mãos e por pro alto!


Mais um vídeo sobre a importância de voar com FailSafe


Mais um voo de FPV sobre o AeroCampos...

Desta vez eu fui mais alto. Mas muito alto que da outra vez!
Eu não consegui mais ter uma referência correta do avião, por isso desci. Se tivesse subido mais, teria perdido de vista!

Espero que gostem!



O que me deixa mais puto é: ainda que eu voe muito alto, vendo as imagens a impressão que passa é que estou voando baixo.


Turnigy 9X com módulo FrSky



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Muito bom...!

Muito bom este vídeo que encontrei no YouTube:




Gostaram da empolgação e satisfação do piloto no final do vídeo?
Kkkkkkkkkkk.........

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dia de FPV, bons voos e MUITO vento...

Caríssimos amigos, como estão?

Venho dizer que hoje foi um dia maravilhoso no AeroCampos, com os amigos participando legal e com filmagens e fotografias dignas de entrarem para o memorial do clube.

Ainda falta colocar os vídeos que eu fiz. Estão em processo de upload e assim que estiverem prontos eu posto aqui!

O vídeo abaixo foi feito pelo nosso amigo Gabriel, filmando o helicóptero do Gilberto.

Aproveitem!!!




quarta-feira, 15 de maio de 2013

Plane Crash Compilation...!

ATENÇÃO!

O CONTEÚDO ABAIXO É PARA FINS EDUCATIVOS, MOSTRANDO COMO NÃO SE DEVE VOAR E OS TIPOS DE ACIDENTES QUE PODEM ACONTECER ENVOLVENDO AVIÕES RÁDIO CONTROLADOS.

-------------------------------------------------------------------------------------

Olá pessoal. Como estão?

Hoje cedo fiquei assistindo uns vídeos no YouTube sobre quedas de aeromodelos, e confesso que encontrei muitas coisas interessantes.

Esses dois vídeos que coloquei abaixo são bem interessantes. Me parece que não se trata de um aeroclube, mas sim pessoas curiosas, rica$ e totalmente inexperientes. Vejam:






Como eu falei, a maioria dos acidentes que ocorreram nos vídeos podem ter ocorrido por falta de PRÁTICA NO SIMULADOR. Porro estar errado, mas acho que estas pessoas não sabem pilotar.

Vou fazer uma breve observação: vocês viram como o MiniMag resistiu às quedas? É incrível a qualidade deste aeromodelo. A Multiplex mostrando sua força e qualidade, sempre!

Vamos agora assistir mais alguns vídeos!







Bom... no aeromodelismo nós temos um montão de coisas bonitas pra ver também!
Vamos fechar com este vídeo belíssimo!
Abraços, pessoal!



3º FESTIVAL DE AEROMODELISMO (AITA)



Caros amigos leitores e seguidores do AeroCampos... como estão?

Recebemos hoje esta notícia maravilhosa!

A Associação Itaperunense de Aeromodelismo - ou AITA, como é chamada - convida a todos para o 3º Festival de Aeromodelismo, que acontecerá nos dias 15 e 16 de Junho a partir das 9 horas.

Nós do AeroCampos ficamos bastante contentes e gratos pelo convite.

Vamos nos organizar e marcar presença na cidade vizinha, né pessoal?

Grande abraço a todos da AITA e aos leitores do nosso site!


domingo, 5 de maio de 2013

FPV no AeroCampos

Boa tarde, amigos...!

Hoje o Alex levou seu equipamento FPV pra pista e fez um ótimo voo!

Veja o vídeos abaixo:









Fim de semana que vem iremos fazer mais vídeos!

Grande abraço a todos!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

First Person View... o famoso FPV.

Hoje vou falar um pouco sobre FPV (o que é, quanto custa, etc)...!

       Voar sempre foi uma das habilidades mais desejadas pela raça humana, e não foi a toa que o homem inventou o avião, o helicóptero e outras diversas parafernalhas voadoras. Entretanto, voar custa caro! Uma simples passagem de avião não sai por menos de R$100,00; um simples passeio de helicóptero entre o Corcovado e o Pão de Açucar custa em torno de R$150,00 por pessoa. 
A não ser que você possua considerável condição financeira, a brincadeira acaba ficando cara demais para o bolso dos mais humildes, não é verdade?

       Então o homem, com o advento do aeromodelismo, resolveu voar com os pés no chão. A primeira ideia nem era essa, mas apenas colocar uma câmera a bordo e gravar um belíssimo final de tarde com aquele por do Sol (muitos fazem isso até hoje). Depois, ele decidiu ir adiante: colocar uma câmera a bordo que não irá apenas gravar, mas enviará sinal do vídeo que estiver sendo capturado lá em cima para um receptor aqui em baixo e, com isso, observar tudo em primeira pessoa, como se estivesse cokpit do avião. Isso é o que chamamos de First Person View, ou FPV.

       Um sistema básico de FPV inclui:
  • Transmissor de Vídeo;
  • Receptor de Vídeo;
  • Câmera;
  • Bateria para alimentar o transmissor;
  • Bateria para alimentar o receptor;
  • Dispositivo para visualização das imagens (Tela LCD ou Óculos Virtual).
       Esse é o sistema mais básico que se pode ter!
       A grande questão que irei levantar aqui é que tem causado polêmica nos fóruns de modelismo em geral: começar com um FPV barato ou investir em um mais caro?

O que eu tenho visto por aí é que muitas pessoas tem adquirido equipamento de baixo custo e se arrependido posteriormente. FPV não é tão caro quanto as passagens aéreas e os passeios de helicóptero, mas é caro sim. Um bom equipamento de FPV, adquirido em lojas especializadas (não adianta querer comprar equipamento barato em qualquer site e achar que vai sair ganhando), custa aí em torno de uns US$350,00 - em média uns R$700,00, obviamente que se tratando de um equipamento de primeira.

Mas você pode estar se perguntando o porquê de ter que investir em equipamento tão caro, não é mesmo?
Não que seja necessário, mas é menor arriscado. Você com certeza não vai querer perder seu aeromodelo de vista e com ele todo o seu equipamento FPV, não é mesmo? É melhor traze-lo de volta utilizando um piloto automático com um GPS
Você também vai querer observar na tela - ou no óculos virtual - dados como capacidade da bateria, distância, altura, etc., ou em outras palavras, tem um bom OSD.
Isso tudo acaba saindo caro! Você paga pela segurança. Entendeu agora?

No mundo do Aeromodelismo e, consequentemente, do FPV, tem-se um ditado: "Quanto menos você precisar da sorte, melhor". Supondo que você tenha adquirido um sistema básico como aquele que eu citei lá em cima, dependendo da potência e da frequência do seu equipamento, você poderá ter uma excelente qualidade de imagem a um custo não tão alto. Mas como assim potência e frequência do equipamento? Calma que eu vou explicar melhor...

Assim como os rádios, que em sua grande e esmagadora maioria funcionam na frequência 2.4Ghz, os sistemas FPV também possuem determinada frequência de funcionamento e potência de transmissão.

Os sistemas variam de:
  • 900 Mhz (muito pouco utilizados atualmente)
  • 1.2 - 1.3 Ghz (os mais utilizados devido ao seu longo alcance e baixa interferência com obstáculos*)
  • 2.4 Ghz (Há quem ainda utilize estes, mas devido à frequência ser a mesma dos rádios, esta tem sido deixada de lado)
  • 5.8Ghz (possuem excelente qualidade de sinal, porém sofrem com obstáculos* e longas distâncias)
 Sobre a potência, obviamente que quanto maior, melhor. Porém, deve ser observado que normalmente equipamentos de maior potência esquentam mais, possivelmente serão mais pesados (nem sempre) e precisarão de um conjunto de antenas bom para fazer valer todo seu poder. 

Fica claro aqui que, no meu caso, que vou voar com amigos na pista o meu Hobbyking Bixler, eu não preciso ter um sistema de 1000mW para voar 10 km ou mais - até porque o meu rádio não possui todo este alcance. De nada adianta eu assistir de camarote a queda do meu aeromodelo, sem poder fazer nada.

Então, um sistema com transmissor de 500mW pra mim já seria o suficiente, entende? 
*Com relação aos obstáculos que citei lá em cima, estou me referindo a arvores, montanhas, etc.

Como eu disse, os preços variam muito e vale a pena dar uma boa pesquisada, ok?
Eu recomendo o site HobbyWireless pela sua qualidade e por enviar para o mundo inteiro.
Se você tiver mais dúvidas, acesse este LINK.

Bom... é isso amigos. Para finalizar com estilo, deixo aqui um vídeo maneiríssimo para vocês curtirem!

Abraços e até a próxima!


terça-feira, 23 de abril de 2013

Salve São Jorge!

Meus amigos, como vocês estão?

Hoje voamos muito!

Eduardo levou seu aeromodelo a combustão e fez excelentes voos. Foi muito massa mesmo!
Tivemos a presença ilustre do nosso amigo Fabiano. Grande abraço pra você meu amigo!

Gostaria de agradecer também ao meu parceiro Felipe Peixoto que trimou meu aero e deixou voando lisinho! E vamos que vamos...!

Agora é papo de botar os aeromodelos a combustão na pista e faze aquele barulho.
Até eu me animei para comprar um - não sei com que dinheiro, mas animei.

No mais é isso...!

Graças a Deus e ao esforço da diretoria do AeroCampos tudo está dando certo. O espaço é muito bom e agora pode-se ter uma boa perspectiva para este hobby aqui na região.

Vamos manter o foco, pessoal. Planejar, organizar e levar o AeroCampos adiante!

Quero aprender muito com vocês todos e agradeço a oportunidade que me deram de fazer a manutenção deste site, que é a nossa sede virtual.

Abraços a todos!














domingo, 21 de abril de 2013

AeroCampos com nova pista...

Caríssimos amigos aeromodelistas e seguidores do AeroCampos, como estão?

Hoje a galera marcou presença lá na nova pista do AeroCampos. Tinha bastante gente, voando helicópteros maneiríssimos e aeromodelos dos mais variados tipos.

Acesse a filmagem do dia clicando no link abaixo:

VÍDEO

 Particularmente, fiquei muito satisfeito em rever o pessoal todo do clube. Há tempos que eu não ia...