terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fairchild PT-19 - Top Gun 2009

Para quem não conhece o Top Gun, esse é um dos maiores eventos de aeromodelismo escala e acontece em Lakeland Flórida na pista de táxi do Lakeland Linder Airport.

Esse ano o evento completou 21 anos e reuniu 97 competidores divididos em 5 categorias, mas o mais importante de tudo é que com participação de uma equipe brasileira na categoria Team Scale, formada pela Ana Paula Esteves (mecânica e "caller"), Octávio Losito de Paula (construtor) e Eduardo Esteves (piloto).

A nossa equipe conquistou o 5º lugar com o modelo PT-19, um avião de treinamento primário responsável pelos primeiros voos dos cadetes do Corpo Aéreo e depois Força Aérea do Exército Americano, esse avião oferecia aos futuros pilotos militares um aprendizado mais condizente com a transição para o treinamento avançado e para as máquinas de alta performance da II Guerra Mundial.

Os primeiros PT-19 utilizados no Brasil pela FAB vieram voando dos Estados Unidos com um tanque adicional colocado no lugar onde ficaria o segundo tripulante. Cerca de duzentos aviões chegaram a ser aqui produzidos na Fábrica do Galeão no Rio de Janeiro. Alguns exemplares ainda estão preservados em condição de voo e em museus.

O PT-19 construído pelo Losito e pilotado por Eduardo, seu atual proprietário, têm as cores da U.S. Army, na escala 27%, com uma envergadura de 3 metros e peso de 15,3 kilos. O motor é um ZDZ 60, hélice XOAR 24x8 e o rádio JR 12X DSM2 2.4GHz.

Curtam o vídeo do voo e fotos da nossa equipe!




Fonte: http://www.dinizesteves.com.br/index.php?arquivo=eventos.php&acao=2&codigo=47

2 comentários:

  1. A cor amarelo e azul com leme de listras vermelho/azul, são identificadores do país de origem dos PT-19 Fairchild - USA. Nossa FAB usou esse modelo "conversível" por ser bom treinador. O detalhe é que todos os aviões utilizados pela FAB tem cores distintas, sendo: fuselagem prateada (cinza), asa e profundor laranja e leme no tradicional verde/amarelo. Foi assim com os PT-19, T-25 Uirapuru, At-6, os T-27 Tucano. Estes, hoje dando um verdadeiro show na nossa Esquadrilha da Fumaça! E viva nossas aves! Grande Abraço a todos.
    Clebinho-AEROBJ.

    ResponderExcluir
  2. Observação: Aviões usados pela FAB para treinamento.

    ResponderExcluir