sábado, 5 de março de 2011

C-130 Hércules Escala


O Lockheed C-130 Hércules é um avião com quatro turbopropulsores cuja função principal é a de transporte aéreo em várias forças armadas em todo o mundo.

Capaz de aterrar ou decolar em pistas pequenas ou improvisadas, foi concebido com o intuito de transporte de tropas e carga. Atualmente desempenha uma larga gama de papeis, incluindo transporte de pára-quedistas, reconhecimento climatérico, reabastecimento aéreo, combate aéreo a incêndios e evacuação médica.

Existem mais de 40 modelos do Hércules utilizados em mais de 50 nações. Com mais de 50 anos de serviço, a família C-130 estabeleceu um sólido recorde de confiabilidade e durabilidade, participando em missões militares, civis e de ajuda humanitária.
Fonte: wikipedia

Depois dessa pequena descrição desse incrível avião, imagine isso tudo em escala e transformado em um aeromodelo! Imperdível.

Já tive a oportunidade de entrar dentro de um C-130 Hércules quando em manobra com o Exército em Campos, quem quiser olhar a matéria sobre o lançamento do livro do Esquadrão Gordo da FAB que opera o avião é só clicar no link abaixo, tem algumas fotos tiradas na minha visita ao Aeroporto Bartholomeu Lysandro onde ele se encontrava.

http://aerocampos-rj.blogspot.com/2010/12/esquadrao-gordo-lanca-livro-historico.html

2 comentários:

  1. Marcelo, gosto muito desse avião, quem sabe um dia a gente não ve um aeromodelo escala dele por essas bandas, cabe lembrar que a Marinha Americana fez testes no USS FORRESTAL CVA-59 com um Hercules fazendo varios toque e arremitas e pousos com parada com gancho e decolagem de conves de voo. Uma maquina incrivel, versatil que apesar de seus mais de 50 anos não foi concebido substituto a altura.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Alex, acho até que você me enviou o link desse vídeo no youtube. Quem sabe nossa Embraer não consegue fazer um avião que chegue perto desse mito, estão trabalhando nisso e você deve saber disso! rss...

    Pra quem quiser saber mais sobre o projeto do KC-390 é só olhar no link abaixo:

    http://www.aereo.jor.br/tag/kc-390/

    Espero que os corte no orçamento do governo não prejudiquem esse projeto que poderá render muitas encomendas e gerar empregos.

    ResponderExcluir