Está lançado o primeiro desafio Aerocampos de Cultura Aeronáutica de nossa Força Aérea. Clique nas fotos ao lado, apreciem os dois exemplares dos nossos F-5EM, e respondam nos comentários o que esses dois aviões têm de tão especial.
Aparentemente só o Bruno tentou responder esse desafio... Vamos lá galera, precisamos conhecer um pouco mais da história da nossa FAB.
Bom, vamos responder então a questão...
Primeiro F-5E do mundo voa no Brasil… e o segundo também...
Talvez muitos entusiastas não saibam, mas o primeiro F-5E Tiger II construído pela Northrop voa com as cores da FAB. O F-5E de matrícula norte-americana 71-1417 foi construído em 1972 e apresentado em junho daquele ano (foto acima) nas instalações de Hawthorne.
A aeronave seguiu para a Base Aérea de Edwards, onde realizou o seu primeiro voo no dia 11 de agosto, dando início ao programa de ensaios da aeronave.
Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves pertenciam aos esquadrões “Aggressors” baseados em Willians e Nellis. As aeronaves estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o “1417″. No Brasil o “1417″ recebeu a matrícula FAB-4856. Além dele, foi recebido também o segundo F-5E produzido pela Northrop, matriculado como FAB-4857.
Ficha Técnica
Origem:
Northrop, USA
Modernização:
Embraer (Elbit, Galileo, Honeywell e Elisra)
Tipo:
Caça tático supersônico
Motores:
2 turbinas General Electric J85-GE-21A com 2.268 Kgf de empuxo em pós-combustão.
Velocidades:
- máxima: 1.733 Km/h (Mach 1.63 a 10.975 m)
- stoll: 230 Km/h
- subida: 10.515 m/min
Teto operacional:
15.790 m
Raios de combate:
- com carga máxima: 313 Km (tanque cheio e armamentos)
- com máximo de combustível: 2.338 Km
Pesos:
- vazio: 4.392 Kg
- máximo: 11.192 Kg
Dimensões:
- envergadura: 8,13 m
- comprimento: 14,68 m
- altura: 4,06 m
- área da asa: 17,28 m2
Armamento:
- 1 canhão M-39A-2 de 20 mm com 280 tiros.
- até 3.175 kg de armamentos em 5 pontos "duros", (entre mísseis ar-ar/terra/mar, foguetes e bombas)
- mísseis ar-ar MAA-1 Piranha / Python 3 (ou Python 4).
- mísseis BVR (Beyond Visual Range) Derby, míssel de radar ativo israelense
- mísseis anti-radiação MAR-1.
- foguetes SBAT-70.
- bombas diversas:
- bombas incendiárias BINC-200/300 (Napalm)
- bombas anti-pista BAPI
- bombas de baixo arrasto BAFG-230/920 (Mk.84)
- bombas lança-granadas BLG-120/204/252 (Rockeye)
- bombas com freio aerodinâmico BFA-230/460
Sensores:
- Radar Doppler FIAR Grifo-F com modos de operação ar-ar, ar-solo e ar-mar, com grande resistência a bloqueios e despistamentos, eletrônicos ou mecânicos e capacidade de rastrear/acoplar alvos de cima para baixo (look-down)
Alcances do Grifo-F:
- 56 Km para contatos na mesma altitude ou acima
- 37 Km para contatos voando abaixo (look-down)
- 110/148 Km para alvos marítimos.
- Sistema de Alerta de Radar para autodefesa da Elisra (RWR - Radar Warning Receiver).
- Pod de Reconhecimento Tático Rafael Reccelite
- Pod de Navegação e Designador Laser Rafael Litening 3
- Pod de Contramedidas Eletrônicas Rafael Sky Shield
NavCom:
- dois computadores de missão redundantes e parelelos.
- rádios digitais V/UHF Rohde & Schwartz M3AR (Serie 6000) com proteção eletrônica das comunicações, como salto, criptografia e compressão de freqüências.
- data-link que permitirá transferência de dados entre as aeronaves F-5M, os Embraer R-99 de alarme aéreo antecipada e estações de controle de terra (Cindacta).
- sistema inercial de navegação INS/GPS da Rockwell modelo H-764G a laser e um segundo GPS de backup.
- IFF, VOR, ILS Marker Beacom/DME.
Outros sistemas:
- óculos de visão noturna NVG (Night Vision Goggles)
- HUD (Head-Up Display) visor-de-cabeça-esguida
- visor-montado-no-capacete com visor de mira HMD (Helmet-Mounted Display) tipo DASH da Elbit.
- manetes e manche com tecnologia HOTAS (Hands On Throttle And Stick)
- 3 telas coloridas de cristal líquido de múltiplas funções (MFCD conceito glass cockpit)
- novos sistemas de pontaria
- novos sistemas de gerenciamento de combustível
- probe para reabastecimento em vôo
- gerador autônomo de oxigênio a bordo (OBOGS)
- assento ejetável zero-zero Martin Baker Mk.10LE
- lançador ventral de chaff e flare (despistadores de mísseis)
- cabine pressurizada e com controle ambiental
- gancho traseiro para parada de emergência
Tripulação:
- versão F-5EM monoplace
- versão F-5FM biplace
Operador:
Brasil
Esse é difícil hein!!! Não tenho nem idéia, hehehehehe
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