sábado, 10 de abril de 2010

Sea Fury - Brian O'Meara

Acompanhe a história de Brian O'Meara e o seu Sea Fury, da construção as vitórias em campeonatos pelos Estados Unidos.

Brian O'Meara é membro do Mile Hi RC e se filiou ao clube a mais de 40 anos atrás, em 1967. Bruno Mary é membro mais novo, mas voa aviões escala nos últimos 10 anos.

Após a quarta colocação em Abril de 2006 no Top Gun, na Flórida, o grande Sea Fury venceu o Campeonato Nacional em escala em Muncie, Indiana. Os US Scale Masters exige que o piloto esteja classificado no top 5. Bruno e Brian estavam em quarto no Top Gun, assim estavam qualificados. Brian é um dos três pilotos do país que tem esse status de qualificação, ja que voou em todos os Scale Masters desde 1979. Esta é a segunda vez que ele ganha a Team Division, em três anos.

A competição Scale Masters é dividida em duas partes, julgando a amostra estática e o voo. O avião é julgado estático no solo, de uma distância de aproximadamente 4,5m. Três juízes recebem um livro de documentação que mostra os desenhos originais de fábrica dos aviões e seu padrão de pintura. O avião tem que corresponder exatamente ao tamanho original no seu traçado e marcações. A pintura tem que ser no tom exato do original e com todas as marcas no mesmo lugar do avião real.

Após o julgamento estático, o avião executa cinco rodadas de voos. A média das três melhores rodadas é adicionada à pontuação estática para dar a pontuação total.

O Sea Fury ganhou na prova estática 96 pontos, que é uma ótima pontuação. Houve no entanto, quatro outros modelos que marcaram mais pontos. Dois aviões obtiveram um 97,75, que representa somente 1,75 pontos a menos que a pontuação máxima. Consequentemente, a equipe começou em 5º lugar. Com isto em mente, os pontos dos voos tinham um significado ainda maior!

Se você tiver a oportunidade de ver Brian na pista, você vai notar que ele é um aeromodelista muito disciplinado. Ele sempre voa de forma segura quando está praticando suas manobras. Antes de levantar voo ele já decidiu exatamente as manobras que irá executar. Brian ganhou com o Sea Fury o "Top Team flight round", "Top Team total flight" e o "The Most Realistic Presentation Flight".

Abaixo estão os três principais ganhadores:

Piloto / Construtor - Aeronave / Estático + Média dos voos = Total

1. Brian O'Meara / Bruno Mary - Sea Fury / 96 + 93,417 = 189,417
2. Davidson / Rutherford - Beach Craft / 94,75 + 92,75 = 187,5
3. Rice / Newman - Storch / 97,75 + 88,5 = 186,250

A imagem é de Brian e Bonnie no AMA Flying em Muncie, Indiana. Bonnie é o seu interlocutor (caller) na maioria das competições.

O Seafury foi desenhado por Jerry Bates com uma extensão de 2,56m de asa e é pintado com as insígnias cubanas. O avião original foi construído pelos ingleses e depois vendido para os holandeses, e voou durante a Guerra da Coréia. Os holandeses em seguida, venderam o avião para o regime Cubano de Fulgencio Batista em 1958. Tem um motor de 250 CC radial da Airworld-USA e tem cerca de 20 HP. Os retráteis foram personalizados pela Sierra Precision e é controlado por um rádio Airtronics de 10 canais. Bruno passou dois anos construindo o avião, enquanto Brian fazia o trabalho de pintura do alumínio.




Bruno Mary e Brian O'Meara recebendo o troféu no Top Gun 2006

Bruno instalou 6,7 metros de fio na asa com portas de computador para conectar na fuselagem

Bruno testando a montagem da asa


Devido a uma falha na impressão, Bruno teve que criar um segundo conjunto de bordo de fuga das asas

Motor Moki 215 CC 5 cilindros


Bruno levou 2 dias para esculpir a hélice

Bruno criou a seção da roda de cauda em molde fundido

Seção da roda de cauda moldadas em carbono

A stick do piloto foi feito em casa e Bruno levou cerca de três horas para criar

Traduzido do site:

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