sexta-feira, 2 de julho de 2010

Rolamento fechado ou aberto nos motores Evolution?

Uma grande dúvida surgiu quanto ao tipo de rolamento a ser usado no meu motor .46 Evolution, após a queda do meu Arrow da Hangar 9 resolvi aproveitar o período em que o avião estaria em reparos para fazer uma manutenção geral.

Depois de pesquisar na internet, descobri uma loja que vendia o suporte que prende o conjunto da agulha de alta ao motor, que se quebrou na queda do aeromodelo, para minha surpresa essa mesma loja vendia todas as peças para motor Evolution, mas antes disso eu já havia comprado aqui mesmo em nossa cidade o rolamento da frente e o de dentro para substituição do original.

Sinceramente não sei se fiz uma boa compra, depois de algumas conversas, fiquei em dúvida quanto ao tipo de rolamento que eu comprei para substituir, e por isso preciso da ajuda dos amigos para que possamos juntos discutir essa questão.

1ª Questão:

O rolamento frontal original do motor evolution é o EVO 100109 - BALL BEARING FRONT P/POWER SYSTEM, 40NT e 46NT, que é vedado na frente e aberto na parte traseira (que fica dentro do motor), o que comprei e vedado dos dois lados.


2ª Questão:

O rolamento interior original do motor evolution é o EVO 100110 - BALL BEARING REAR P/POWER SYSTEM, 40NT e 46NT, que é  aberto dos dois lado, o que comprei é vedado dos dois lados.




Minha grande dúvida, esse tipo de rolamento totalmente vedado irá esquentar muito pois não receberá uma lubrificação por conta do combustível/óleo/nitro não passar por dentro dele e acabar prejudicando o motor ou é apenas um tipo de constução diferenciada?

Bem amigos, como podem ver estou precisando da ajuda de alguém mais experiente para ajudar a solucionar essa grande dúvida, e quem sabe através desse post não ajudaremos outros que se encontram na mesma situação!

Conto com ajuda de todos, vamos comentar e resolver isso!

Muito obrigado desde já.

6 comentários:

  1. Marcelo, Eu posso te ajudar nessa questao ...o rolamento tipo zz , ou seja blindado em ambos os lados tem uma graxa interna e para esse tipo de aplicacao nao e recomendado pois mesmo blindado dos dois lados o combustivel ira entrar dentro dele e retirar muito rapido a graxa existente fazendo com que o rolamento trabalhe a seco e superaquecendo o mesmo . Em alguns casos em emergencias no meu trabalho , quando preciso colocar rolamento com dupla vedacao onde nao è aplicavel esse tipo de rolamnento, com muito cuidado eu retiro a blindagem de um lado para que haja contato com o que vai refrigerar o rolamneto ...no caso aqui o combustivel.O correto ao ponto de vista è comprar o rolamento com vedacao em um sò lado. No mais ...melhoras para o irmao gemios rsrsrs

    Att: Sandro

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  2. Piloto, eu troquei rolamentos de vários motores por aqui, inclusive os dos Evolution's .46, .61, 1.00.
    A informação do Sandro é precisa.
    Dê preferência aos rolamentos de primeira linha. Eles durarão mais.
    Pra sacar o rolamento interno, dê uma esquentada na trempe do fogão da "viúva" (elas brigam, mas depois cê leva ela pra comer pizza!!)que ele sai como manteiga.
    Pra recolocar, lave bem a carcaça com álcool e assopre com ar comprimdo, ou, na falta, limpe com um pano bem limpo.
    Use o rolamento velho pra alojar o rolamento interno e, apoiando a carcaça numa base de madeira, bata com martelo de ponta de teflon com cuidado que o rolamento novo se encaixa sem problemas.
    Grande abraço e bons voos!!
    SILVINHO - EUGENÓPOLIS - MINAS GERAIS

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  3. É por isso que eu digo que os aeromodelistas são gente boa! rs.. Pessoal muito obrigado pelas dicas, ao Sandro e o Silvinho por terem se prontificado a me ajudar e a todos q falei pelo telefone (Eduardo/Bruno/Alex/Renato/Daniel), que possa sempre ser assim um ajudando ao outro, e q muitos comentários possam chegar e a gente aprender muito mais. Para breve um post com a minha "saga" na reconstrução do Arrow e alguns vídeos com ótimas dicas para quem nunca fez essa "geral" no seu motor, aguardem! Abs...
    E vamos continuar a comentar pessoal!

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  4. Só um adicional, (para dizer que eu sei...)
    A blindagem do rolamento de fora e de grande importância, pois o mesmo ajuda ao motor trabalhar em pressão negativa (vácuo) assim melhorando a eficiência do carburado que precisa desta pressão negativa para que o efeito Venturi seja criado, assim puxando o combustível... Essa pressão negativa é tão importante, que e o motor este cansado (camisa e pistão ruins) que o motor para de funcionar devido a pouco vácuo que ele faz! Assim prejudicando a mistura de combustível!
    Lembresse, que os “furos no bloco do motor, ou espaços entre peças são tratadas”são tradadas como: ENTRADA FALSA DE AR.

    Se alguém se interessar mais, pode procurar material da faculdade de aeromodelismo (cursada em Portugal.) no Google.
    Um abraço.

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  5. Marcelo, cuidado na limpeza do seu motor, duas coisas eu aprendi nesses poucos seis anos de aero e uns cinco anos de manutenção...
    Tais como:

    ->Juntas, se puder ($$$) compre juntas novas e orings novos!!
    ->Cuidado quando for limpar os rolamentos, pois o ideal era vc ter óleo de rícino. Pois depois que vc limpar os rolamentos com gasolina (retira o resíduos ruins, e até mesmo o "filme" de proteção do óleo... (claro que isso for usar os rolamentos antigos) o que também não recomendo...

    Agora, as duas dicas mais importantes:
    Use trava rosca, porem fraco!
    E evite ficar abrindo e fechando motor!!!!!
    Os parafusos perdem rosca fácil!

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  6. É por isso que sentimos tanto a sua falta na pista Claudinho, muito obrigado pelas dicas e só pra atualizar o post, comprei os rolamentos originais do evolution e o motor já funcionou...

    Abs.

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