sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cessna 182 The World Models

Mês de novidades no Aerocampos, vários membros do nosso Clube partiram para o "ataque" e adquiriram novos aeromodelos, e para iniciar a série, Renato com o seu novo "brinquedo", um Cessna 182 da The World Models.

O Cessna Skylink 182 é o super lançamento do ano fabricado pela The World Models. Este kit ARF de luxo foi cuidadosamente projetado para atender as expectativas de uma ampla faixa de aeromodelistas, tanto para escalistas quanto para os iniciantes. Para você que é iniciante e gostaria de ingressar ao aeromodelismo com um avião de visual impar, o Cessna 182 incorpora detalhes muito interessantes e importantes para o aprendizado, pois sua envergadura de asa permite uma excelente visualização em vôo (1,68 mts), tem flaps totalmente operacionais a fim de reduzir a velocidade de pousos e decolagens, e aceita voar bem com motores de baixo custo, assim como qualquer .46 2 tempos. Para os escalistas, muitos detalhes do avião real foram mantidos, tais como polainas, cowl flaps, trem do nariz com amortecedor simulado, e diversos acabamentos nas terminações. A utilização de um motor quatro tempos proporcionará um vôo ainda mais escala e econômico.

Características gerais:
- Estrutura feita totalmente em madeira balsa e lite-ply - leveza e facilidade de reparos
- Trem de pouso principal em duralumínio
- Trem do nariz com carenagem escala e amortecedor falso
- Flaps de refrigeração (cowl flaps) similares ao escala cheia
- Carenagem do motor em fibra de vidro
- Servos das asas embutidos - maior fluidez do perfil e fidelização da escala
- Flaps operacionais para pousos e decolagens mais lentas
- Tanque de combustível com 380 ml para uma longa autonomia de vôo
- Montante de motor ajustável com suporte de trem do nariz incluso
- Pára-brisas e janelas moldadas em policarbonato transparente
- Nova linkagem com arames de aço passados dentro de tubos de polipropileno. Mais precisas e de fácil instalação.
- Tri-horns ajustáveis para todos os comandos para uma calibragem precisa das quantidades de comando de cada superfície aerodinâmica.


Aspectos do kit

Asa e Profundor - A asa é inteiramente feita de balsa estrutural e sua montagem é bastante facilitada, graças ao perfeito encaixe dos dois painéis através de uma longarina central de reforço e um pino guia no bordo de fuga resultando em um conjunto extremamente resistente e super alinhado. São necessários quatro servos standard para os ailerons e flaps retráteis. Dentro do receptáculo dos servos existem linhas guia para auxiliarem a passagem do cabo dos servos por dentro da asa. Seu perfil semi-simétrico, o que contribui para futuras acrobacias após o aprendizado inicial, mas sem perder a estabilidade e docilidade de vôo. Sua fixação é feita por parafusos. O profundor também é de balsa estrutural e já vem entelado nos mesmos padrões da asa.

Fuselagem - Inteiramente de balsa e lite ply. Seu formato é bastante arredondado e tem espaço suficiente para acomodar todos os equipamentos de rádio. A carenagem do motor, fabricada em fibra de vidro muito resistente, é pintada com poliuretano, conferindo-lhe um acabamento muito esmerado. A grande idéia do fabricante p/ preservar o acabamento desta carenagem é que vem incluso no kit uma cópia exata da mesma feita em policarbonato transparente, uma espécie de carenagem falsa, onde você pode efetuar todos os cortes do motor com segurança e, depois de ajustada, transferir estes cortes para a carenagem pintada, sem o risco de danificar a peça. Para fixação do motor, está incluído um montante ajustável que serve para toda a faixa de motores utilizada. O que é muito interessante neste montante é que sua seção traseira já vem com um suporte p/ instalação do trem de pouso dianteiro, onde o eixo da bequilha atravessa toda a extensão deste suporte, resultando em um conjunto muito resistente, pois os impactos sofridos por pousos mal feitos não são transmitidos p/ a parede de fogo.

Linkagens - As linkagens de profundor são feitas com dois arames de aço rosqueados independentes que passam por dentro de dois tubos de polipropileno, os quais são unidos próximos ao servo através de um suporte específico para esta função. A grande vantagem deste sistema é que o movimento dos dois profundores serão sempre simétricos. Já a linkagem do leme também é feita de um arame de aço rosqueado que passa dentro de um tubo de polipropileno que já sai na lateral de fuselagem próximo a superfície aerodinâmica. Apesar de toda a linkagem estar desmontada, o manual fornece todas as medidas, bastando segui-las para que os comandos funcionem perfeitamente.

Acessórios - Rodas, spinner, tanque de combustível com tampa de metal e guarnição de borracha, espuma para fixação do receptor e bateria, link´s com eixos de metal, varetas rosqueadas, horns ajustáveis p/ todos os comandos e parafusos diversos já estão inclusos.

Modelo: Cessna Skylane (Skylink) 40 ARF

Fabricante:The World Models

Categoria: Escala Treinador

Envergadura: 1680mm

Área da asa: 590 square inch.

Comprimento: 1300mm

Faixa de motores permitida: 0.46 a .56 2 tempos ou .52 a .70 4 tempos

Peso total aproximado: 3000gr.


Requer p/ complementar montagem:

- Rádio controle de no mínimo 5 canais com 7 servos standard
- Motores da faixa 0.46 a .56 2 tempos ou .52 a .70 4 tempos
- Hélice e vela apropriada p/ o motor a ser usado
- Bateria de partida - NI STARTER
- 4 extensões de servo de 12 pol.
- 4 extensões de servo de 6 pol.
- chave liga desliga para receptor
- Bateria de receptor 4,8V/600mah ou maior
- 1 metro de tubo de silicone para conexões de tanque e motor
- 1 cola epóxi 3 horas
- 1 cola epóxi 30 minutos
- 1 cola cianoacrilato média viscosidade
- 1 cola cianoacrilato baixa viscosidade
- Combustível apropriado para o motor utilizado

Aos poucos irei postando os novos aeros da turma, por enquanto ficam as fotos e um vídeo do aeromodelo taxiando pela pista do shopping, quando peguei a câmera o Renato já tinha descido pois ventava muito na hora, vou ficar devendo o voo do Cessna.
 







2 comentários:

  1. pow irmão estou querendo começar a praticar aeromodelismo mas ñ tenho noção de nada que avião me recomendaria a comprar um igual a esse seu sai a qnt e onde conssigo comprar , e o combustivel compro aonde , e qual distancia que ele pode chegar

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  2. Amigo, esse aeromodelo do post acima é muito show, mas não é aconselhável para quem está começando, o melhor é comprar um avião trainer, tipo Arrow ou Alpha40 da Hangar 9 (tem vários esses dois eu conheço), um rádio de 6 canais 2.4GHz e um instrutor para te iniciar nesse hobby.
    Você não deixou nenhum e-mail de contato/nome para que possamos tentar te ajudar melhor, qualquer coisa é só você escrever para o nosso e-mail: aerocampos.rj@gmail.com
    Boa sorte e bons voos!

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