sábado, 11 de setembro de 2010

Voar sem os pés no chão.

Dá pra acreditar que essa aeronave é um ultraleve?
Pois é amigos, voar sem os pés no chão, com um avião próprio, pode estar cada vez mais acessível.


A INPAER, empresa Brasileira, fundada em agosto de 2002 iniciou suas atividades em meados de 2001 com o projeto de seu protótipo (Conquest 160) que voou pela primeira vez em abril de 2002. A partir daí inciou a sua produção em série e a empresa não parou de crescer.

“Após a consolidação do Conquest 160, em 2003 a INPAER partiu para o projeto de uma nova asa, que permitisse um melhor desempenho em regime de cruzeiro. Esta nova asa era semi-trapezoidal, afilando do meio para a ponta da asa. Nascia, então, o CONQUEST 180, que equipado com motor Rotax de 100 HP, atinge uma velocidade cruzeiro de 125 MPH.

Ainda em Novembro de 2007, a INPAER lançou o Excel Cargo, um avião que se mantém dentro da categoria de ultraleve avançado, com as mesmas características do Excel, porém, para dois ocupantes e 125 Kg de capacidade no bagageiro.”

Tive a oportunidade de fazer um pequeno voo sobre nossa cidade num EXPLORER (4 lugares e categoria Avião), vale ressaltar que o vento naquele dia me assustava um pouco, e fiquei impressionado com o desempenho do “bichinho”.

Vejam o vídeo:



Equipado com bússola, altímetro, velocímetro, climb, inclinômetro, tacômetro, horímetro, indicador de pressão de óleo, indicador de temperatura de óleo, voltímetro, liquidômetros, GPS, Horizonte Artificial, EFIS, EMS, VHF, Transponder, PCAS e Piloto Automático foram mais que suficiente para me encorajar a fazer um voo numa aeronave que tem grafado em sua asa a seguinte palavra: Experimental.

Com razão de planeio de 15:1, velocidade de STOL inferior a 58 mph e necessidade de pouco mais de 200m de pista para pouso garantiram nossa segurança e um pouso suave.

Este é o CONQUEST 180, ultraleve avançado e trem de pouso fixo.

A parte boa e fácil é que para pilotar uma aeronave como esta basta ser aprovado no curso de piloto de ultraleve.

A parte nem tão fácil assim é desembolsar aproximadamente U$ 86.000,00 (pouco mais de R$ 150.000,00) para encomendar o seu!

E aí “tá” esperando o quê?

Trechos do texto extraídos do site do fabricante.

Especificações mais detalhadas, fotos, e contatos: http://www.inpaer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário