O Vought F4U Corsair foi um caça-bombardeiro americano, monoplace, monoplano, de asa baixa e que podia operar baseado em porta-aviões.
História
Em 1938, a Marinha Americana abriu concorrência para a construção de um caça leve que pudesse substituir os já quase obsoletos F4F Wildcat. Nenhum dos projetos apresentados satisfez a Marinha, até ser apresentado o projeto de avião feito pela Chance Vought (em parceria com a divisão americana da Sikorsky).
Seu desenvolvimento foi um pouco problemático, principalmente devido ao motor colocado no avião: um Pratt & Whitney R-2800 radial, de 2.450hp de potência. A Vought precisou manter tal motor para que o avião (que podia pesar de 4,1 a 6,6 toneladas) pudesse voar, e então, precisou encontrar uma hélice compatível com tal motor. A hélice adequada tinha um diâmetro de giro de 4,5 metros, o que fazia com que, inevitavelmente, as pás se chocassem com o solo.
A solução mais viável seria aumentar o comprimento das hastes dos trens de pouso. Mas essa solução se mostrou insuficiente. Então, as asas ganharam um abaulamento na região dos trens de pouso, para afastar o avião do chão e, conseqüentemente, deixar a hélice livre. E deu ao F4U sua forma característica.
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