domingo, 22 de novembro de 2009

FPV - Futuro do Aeromodelismo ?

Algum tempo atrás lendo uma revista especializada em aeromodelismo, comecei a perceber que os aeromodelistas estavam se interessando cada vez mais pelo FPV, que traduzido para o português significa Visão em Primeira Pessoa.

Ainda ocorre certa confusão entre aerofilmagem e FPV, muitos vídeos encontrados na internet são feitos através de uma câmera instalada no aeromodelo sem qualquer disposito que faça o link de vídeo com o aeromodelista, aqui no nosso blog mesmo tem um vídeo do Kênio com o seu T-34, o FPV é muito mais que isso, é o controle apartir do solo do aeromodelo através dos óculos FPV ou monitor, imagem essa recebida através de um sistema de data link.

Se você se interessou por esse assunto, na revista Hobby News nº 66 e 67 tem um material interessante para consulta, e também na internet, mas algo me chamou muito atenção, tirando toda a sensação de estar pilotando seu aeromodelo como se fosse um piloto na cabine de seu avião, fica evidente que uma prática segura desse tipo de voo necessita de uma técnica apurada e equipamentos confiáveis, e além de tudo um local que comporte esse tipo de voo, sem colocar em risco pessoas, construções e o próprio tráfego aéreo, já que com o FPV o aeromodelo pode ser pilotado muito além do nosso alcance visual.

Assisti esse vídeo que coloquei abaixo e fiz questão de ler os comentários, achei desde o "parabéns, muito legal o vídeo" até um que traduzido para o português dizia mais ou menos assim: "Coisa totalmente estúpida de fazer. O que aconteceria se você batesse em alguém e o ferisse gravemente... Espero que as autoridades se coloquem a punir tais atividades perigosas".



Dê uma olhada nesse link e veja o que está rolando em um fórum lá de portugal.

http://www.rcmportugal.com/viewtopic.php?f=44&t=978

É claro que nem todos os aeromodelistas fazem isso na prática do FPV, na verdade somente uma minoria sem a mínima responsabilidade poderia ter uma idéia de voar em São Conrado(Rio de Janeiro), mas quero lançar aqui uma pergunta, será que essa sensação de estar pilotando dentro da cabine do aeromodelo não acaba tirando uma das primícias do aeromodelismo que é a de pilotar com a visão que temos do solo? Será que o FPV realmente é o futuro do aeromodelismo ou apenas uma vertente?



Vamos fazer desse espaço um local para avaliarmos o FPV, faça seu comentário e vamos discutir o assunto.

Um abraço.

9 comentários:

  1. Olá Marcelo, estou muito focado na idéia do FPV e achei esse post muito bom!
    Claro que o Aeromodelismo é na íntegra o controle a partir do solo e acredito que isso não vai mudar nunca. O FPV vai vir com muita força, mas não vai substituir o voo tradicional em terceira pessoa.
    Acho que a grande maioria vai concordar que o FPV é uma inovação que vai "balançar" muito aeromodelista veterano por aí! Afinal quem não gostaria de ter a visão real como se estivesse na cabine de seu aeromodelo?

    ResponderExcluir
  2. Olá José Carlos, concordo com você, mas acho que para uma visão real vai precisar de um equipamento muito bom de vídeo, você que adora uma foto e eu que trabalho com vídeo com certeza não vamos ficar muito satisfeitos com algumas das imagens que vemos no youtube, acho que algumas câmeras/equipamentos instalados acabam prejudicando muito essa sensação tão esperada que é a de se colocar na "cabine" do aeromodelo, acabam até tirando toda a noção espacial necessária para a pilotagem, acho que vamos ter que gastar muito $$$ para se ter esse prazer de voar como se fosse um piloto na cabine...
    Tá aberta a discussão...rs
    Vamos comentar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o FPV é uma vertente do aeromodelismo e não o futuro do aeromodelismo. Vou poder realizar um sonho de pilotar um avião como se estivesse dentro dele...mas com certeza não vou perder a minha paixão de ver o bixinho voando lá no alto como de costume!!

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, sinceramente fiquei surpreso com o resultado e a sensação do voo FPV, mas gostaria muito sinceramente que voce experimentasse o que nós experimentamos no último fim de semana...
    Acredite, nosso amigo Felipe ficou até tonto e enjoado durante o voo! rsrs
    Mas a sensação de sobrevoar a BR-101 sentado num banquinho foi boa demais ...
    FPV substituir o voo clássico? De forma alguma! Mas... sem FPV? Nunca mais...

    ResponderExcluir
  5. José Carlos, pelos comentários perdi um grande dia no AEROCAMPOS, e olha que não foi por falta de vontade não! Estava com tudo dentro do carro para ir para pista, mas infelizmente um contra-tempo me impediu de ir. Já tinha ouvido falar que o voo no FPV poderia causar esse tipo de incômodo q o Felipe sofreu, nem tudo é perfeito...rs. Kd as fotos e o vídeo, to doido pra colocar a matéria aqui! Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Infelismente a empolgação foi tanta que nem lembramos das fotos, mas o Felipe está com a gravação do primeiro voo com ele!!

    ResponderExcluir
  7. JCarlos, tirei algumas fotos com a sua máquina fotográfica, dê uma olhada. Abraços.

    Marcelo, apareca na pista. Sua ausência se fez sentir. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Opa, tem uma esperança no ar aí! rs. Se tiver achar as fotos vai ser uma maravilha.

    Vlw Bruno, é com alegria q recebo cada uma das manifestações dos amigos, com certeza vontade não falta de estar lá sempre, mas algumas vezes imprevistos acontecem, no sábado já estava até com todo equipamento no carro...
    8:(

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. Marcelo te esperamos lá nesse fds...
    ... esperamos que não aconteça nenhum imprevisto! rsrs
    Nesse fds vou arrastar meu irmão pra lá pra fazer um voo com a asinha dele também!
    Que horas voce costuma chegar na pista Marcelo?

    ResponderExcluir