"Aguardo agora o PT-19 e o DC-3... minhas paixões! Inté!", para quem não leu no mural de recados, está aí um pedaço do que Clebinho de Bom Jesus escreveu, e como eu prometi vai aí um vídeo do DC-3, está faltando agora o PT-19 Clebinho!
Para o pessoal que vem acompanhando o blog já deve ter notado que eu posto os vídeos mas gosto de colocar um pouco da história ou características do avião que o aeromodelo corresponde.
Então, para não perder o costume, logo após o vídeo conheça um pouco mais desse avião que fez história.
AVIÃO DOUGLAS DC-3
O avião de passageiros modelo DC-3, fabricado pela Douglas Aircraft Company há mais de 60 anos, foi originalmente projetado e construído como avião de carga (C-47), destinado aos transportes de materiais, equipamentos e tropas durante a 2ª Grande Guerra, época em que foram fabricados mais de 11.000 unidades.
Com o fim da guerra, milhares desses aviões foram adaptados ao transporte comercial de passageiros, e vendidos para várias empresas aéreas.
Ficha Técnica:
Dimensões:
Altura: 4,50 m
Largura: 8 m
Comprimento: 19,7 m
Diâmetro: 2,50 m
Envergadura: 29 m
Peso:
7.350 Kg (vazio)
12.200Kg (peso máximo)
Descrição: Monoplano de asa baixa, em alumínio, equipado com dois motores Pratt & Whitney "Twin Wasp" R-1830-92, 14 Cil. Radiais, de 1.200 hp a 2.700 rpm, capacidade dos tanques de combustível 2.264 L - óleo lubrificante 150 L; hélices Hamilton Standard, hidromáticas, tipo 23 e 50 de 3 pás; piloto automático "Sperry Gyroscope". Possui capacidade para 28 passageiros e 4 tripulantes, autonomia de voo de 8 horas, teto operacional de 3.000 m velocidade de cruzeiro de 270 / 298 Km/h, velocidade máxima em voo nivelado de 330 / 370 kph e 1.900km de alcance normal (equivalente à distância aproximada entre São Paulo e Maceió. Uma viagem São Paulo-Rio era feita em 2 horas e meia, por exemplo).
Dados Históricos:
Primeiro voo: 17 de dezembro de 1935
Primeiro voo comercial: 8 de agosto de 1936 (American Airlines)
Último ano de fabricação: 1946 (o último exemplar foi entregue a VASP)
Quantidade fabricada: ca. 12.000, inclusive versões militares
Variantes: Versões militares: C-47, A, B, C - Skytrain: C-48, C-49, C-50, C-52, C-53 - Skytrooper: R4D-4, R4D-5, R4D-6 - Versões para marinha, EUA: YC-47.
Empresas brasileiras que empregavam o DC-3: Aerovias Brasil, Correio Aéreo Nacional, Cruzeiro do Sul, Nacional, Navegação Aérea Brasileira, Pannair do Brasil, Perdigão, Real, Sadia, Savag, Tac, Varig, Vasp.
Quem visita o blog do AEROCAMPOS tem o prazer de ficar bem informado da cultura aeronáutica do Brasil e do mundo graças a boa vontade e competência do Adm. Marcelo Nascimento...vlw Marcelo...
ResponderExcluirconcordo com vc eduardo, graças a marcelo temos um bog ativo do nosso clube e informações sobre os modelos que voamos. valew
ResponderExcluirvlw pessoal! é muito bom ler os comentários de todos e os incentivos. Administrar o blog junto com os amigos do Aerocampos tem sido um prazer e também motivo de muito aprendizado pra mim. Bons ventos para todos nós!
ResponderExcluirValeu Marcelo!!! Olha só, dentre outras, digamos, características, e siglas, o DC-3 foi apelidado de "CARAVELA VOADORA". Nome até bem sugestivo, afinal, essa coisa, quer dizer, essa maravilha, era pau pra toda obra! Não fosse uma bendita ( ou maldita) chave seletora de combustível que fazia o balanceamento do mesmo ora de uma asa ora de outra, mantendo assim a estabilidade, que insistia em dar defeito ou o piloto se esquecia de acioná-la regularmente, causando assim as fatídica quedas, essa máquina ainda teria voado muito mais. Lógico, perdento o trono para os então mais eficientes Jatos. Chave essa que veio a ser descoberto o problema após muitos "heróis do ar" terem seus destinos espatifados no mar ou na terra. Uma pena! Mas é a vida! Com o aprendizado desses erros, muitos outros acidentes foram evitados. Hoje, o DC-3 virou peça de museu. No Aeroclube do Rio Grande do Sul havia um equipamento desse que fazia voos panorâmicos. Bem que eu gostaria de ver isso de perto... fica pra uma outra vez! Grande Abraço. Agradeço o carinho.
ResponderExcluirVenham visitar o AEROBJ! Bons Ventos!
Clebinho.