Projetado em 1936 por Reginald Mitchell (criador, na década de 1920, do também famoso Supermarine S6), entrou em serviço em agosto de 1938, na versão Mk I.
A fama deste caça afirmou-se com a Batalha da Inglaterra, onde a sua performace nas média e baixa altitudes (nas quais foram travados os principais combates) superou a do então principal caça alemão, o Messerschmitt Bf 109.
Essas máquinas da 2ª guerra tinham uma grande rival em comum: a altitute! Naquela época os motores tinham que se valer de suas próprias forças pra aspirar, misturar e queimar o combustivel. O que nem sempre era eficaz nas grandes altitudes pela falta de oxigênio, como é sabido por todos nós. Muitas inovações tecnológicas foram sendo feitas e os motores foram ganhando mais força, autonomia e pau quebrava feio no ar! Fora os belos motores radiais em alguns modelos de guerra, a maioria dos caças eram equipados com os motores em linha, o que tornava o eixo virabrequim muito extenso. Eixo extenso, muito calor e força... resultado: quebra do eixo! Outro problema para os engenheiros de plantão "quebrarem a cuca" e resolver o abacaxi! E assim foram se fazendo e desfazendo os "war birds", como eram e sao ainda chamados, até o primeiro jato aparecer e sacanear todo munto! Mas isso é outra história...
ResponderExcluirGrande abraço a todos.
Clebinho.